Empresas familiares são referências

Nos setores de bebidas e de madeira,dois exemplos de empreendedorismo que foram premiados

Sobral Empresas familiares são caracterizadas pela determinação de seus membros, como é o caso da Del Rio, com uma história de quase seis décadas de sucesso, e a Madeireira Pau Brasil, que funciona há mais de 20 anos na cidade. Como exemplo de sucesso, as duas figuram entre o top 10 da Região Norte na classificação geral, no caso da Delrio, e no top cinco do Simples Nacional, como é o caso da Madeireira Pau Brasil.

Instalada há 57 anos em Sobral, a Delrio é sinônimo de bebida de qualidade no Ceará. Empresa familiar na terceira geração, é uma das agraciadas com o Prêmio Contribuintes pela quinta vez. Tradição, trabalho e controle nos gastos são as colunas de sustentação da empresa, que possibilitam o sucesso alcançado ao longo de mais de meio século.

"A Delrio é uma empresa familiar que procura sempre evoluir, com muito trabalho e economia. Não gastar mais do que ganha é muito importante para crescer", salienta José Luiz Melo, diretor financeiro da empresa.

A história de sucesso da Delrio começou ainda em 1929, quando Manoel Tabajara Melo resolveu investir na ideia de fabricar um refrigerante de Guaraná da Amazônia que agradasse a todos pelo sabor e qualidade. Assim, criou uma fórmula especial, e posteriormente ensinou aos filhos, perpetuando um produto que atravessou gerações e se apresenta até hoje como exemplo de desenvolvimento e também inovação.

Retomada

Em 1945, o fundador enfrentou muitas dificuldades, que o obrigaram a sair do ramo. Problemas de saúde e os efeitos da Segunda Guerra Mundial na atividade foram os causadores do abandono.

Onze anos depois, em 1956 seus filhos Paulo Maria Melo, José Luiz Melo e Antonino Melo retomaram o negócio. Movidos por suas inclinações empreendedoras, resolveram continuar o projeto do pai e fundaram uma empresa produtora de refrigerante de guaraná, localizada na Praça Professor Arruda, no Centro de Sobral. Enfrentaram também muitos desafios, porém conseguiram contornar os obstáculos e seguir em frente.

Atualmente, a Delrio Refrigerantes Ltda é uma empresa com 130 funcionários e produz refrigerantes de vários sabores: Guaraná, Laranja, Uva, Limão, Cola, Caju e Chicle Pink, todos com grande aceitação no mercado. Para Melo, o Prêmio Contribuintes significa retorno dos recursos para a população. "Ficamos felizes em saber que temos um governo que aplica bem os recursos oriundos dos tributos que pagamos", analisa o diretor.

Já a Madeireira Pau Brasil, localizada na Avenida Lúcia Saboia, 29, no Centro de Sobral, tem como sócios Ivanho é Prado Afonso e André José Maria de Oliveira. A empresa é tradicional na Região Norte na comercialização de madeiras importadas oriundas do Estado do Pará. Pertencente ao Grupo Parente Prado & Companhia Ltda, a Madeireira emprega hoje duas dezenas de colaboradores. É vencedora do Contribuintes na categoria recolhedora de impostos do Programa Simples Nacional, que é estimulado pelo Governo Federal para micro e pequenas empresas. Segundo o sócio fundador Ivanhoé, mais conhecido como Ivan, a madeireira funciona há 21 anos no município, tendo sido iniciada por ele e sua mãe, com o comércio de madeira serrada.

"Naquela época, foi o início do desenvolvimento da cidade, a procura por materiais de construção estava grande e como profissional da construção civil e corretor imobiliário, vislumbrei a oportunidade desse novo empreendimento".

Um de seus maiores desafios foi e ainda é a legislação em torno do comércio de madeira.

Hoje, só vende da industrializada e certificada, além ferragens para móveis. Hoje a madeireira atende 44 cidades da Zona Norte. "Além de tudo, trabalhamos com linha de entrega própria, reforçando assim o comércio bem estruturado que a Zona Norte apresenta".

Valorização

A madeira vem de Estados do Sul e do Sudeste do País, assim como as ferragens. O empresário, porém, tem preferência por comprar o que estiver mais perto, para valorizar o mercado. "Só trago de fora o que não posso encontrar no meu Estado".

O ano de 2013, na sua avaliação, foi um ano de sucesso, pois novos postos de trabalhos foram abertos na empresa. "E 2014 estamos com planos para aumentar novamente a equipe", anuncia o empresário.

Ivan acredita que o quadro na região é positivo para investimentos, principalmente dentro da própria cidade. "Sobral é uma das mais promissoras cidades do Estado para se investir, esta em amplo crescimento em todos os setores. Nosso comércio, por exemplo, é bem estruturado, atraindo toda a Zona Norte para cá", finaliza.

Unni Shop mantém três pontos de vendas na Zona Norte do CE

Sobral. Ganhadora pela terceira vez do Prêmio Contribuintes, a loja de roupas e acessórios Unni Shop trouxe, em 2013, grandes novidades na região. Contando com três unidades em sua cidade natal, a empresária Clécia Paiva resolveu expandir o atendimento na Zona Norte, abrindo sua primeira filial na "Princesa do Norte".

De acordo com a empresária, a cidade foi escolhida para receber a loja devido à projeção positiva que vem mostrando em todo o Estado. Na filial, serão atendidos os públicos masculino e feminino adultos em roupas, sapatos e acessórios.

A loja já tem 21 anos no mercado e três unidades em Camocim, sendo dividas em masculino e feminino adulto, masculino e feminino infantil e uma de artigos esportivos. As lojas geram, atualmente, 30 empregos diretos. Em Sobral, são oportunizados sete empregos.

Ganhadora do Prêmio Contribuintes que homenageia empresas que contribuíram com maior arrecadação integral do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a empresária conta que começou a trabalhar com vendas na época de sua adolescência. Com 14 anos, trabalhou com confecções em uma loja, onde permaneceu por oito meses. Depois começou a vender de porta em porta, e por fim abriu sua primeira loja. Para ela, o prêmio é o reflexo de um trabalho bem feito.

"Nessa minha primeira experiência, descobri que essa era minha paixão. Ver os frutos mais de duas décadas depois com esse reconhecimento regional é gratificante", admite ela.

Clécia explica que seu principal objetivo é levar um produto de qualidade com um preço justo, bom atendimento e boas oportunidades de parcelamento. "Trabalhamos com marcas nacionalmente reconhecidas com Colcci e Sawary, e nossos meios de pagamento são diferenciados. Para quem compra à vista, são 15% de desconto. Parcelado em ate três vezes, damos 10%. Sem nenhum desconto, o cliente pode levar em até seis vezes no cartão de crédito ou crediário próprio da loja", afirma ela. A gerente Deoclecia Paiva afirma que uma das principais características da loja é o bom atendimento.

Ela se divide entre a loja de Camocim e a de Sobral, e foi a responsável por treinar a equipe desta última. "Além dos nossos diferenciais em preço e prazo, nosso atendimento tem sido referencia quando se fala da Unni Shop. Uma das minhas metas é manter esse diferencial".

Ela conta ainda que pretende trazer para a filial um pouco de tudo o que tem na matriz, como tênis e equipamento esportivo. "A ideia é que a pessoa entre na loja e encontre a roupa inteira, desde o vestido de festa até a roupa para academia. Com isso, além das roupas e sapatos, buscamos também os acessórios necessários", diz ela.

Outro ponto ressaltado pela gerente é a frequência da chegada de mercadorias. A cada 15 dias, novas coleções são recebidas, fazendo com que a loja tenha sempre novidades. "Além disso, estamos estudando a possibilidade de trazer marcas Plus Size, muito procurada hoje em dia", aponta.

Deoclecia atenta ainda para a exclusividade das peças. Trabalhando sempre com o pedido mínimo, poucas peças podem ser encontradas duplicadas. "Sempre temos esse cuidado, buscando sempre trazer uma peça de cada tamanho".

Para a microempresária Diana Santos, a loja que trouxe algumas novas marcas para a cidade agradou já na primeira visita. "As atendentes são simpáticas e buscam ajudar em tudo. O preço, dentro da média de mercado, é justo, e as peças são bem diferenciadas", listou.

Já para a estudante Janaina Moura, o melhor foi a variedade de preços. Ela comprou blusas de até R$ 40,00 com ótima qualidade. "Modelos diferenciados e preços acessíveis são importantes para uma cidade universitária. Tem uma roupa de qualidade e exclusiva e pagar o que é justo por ela é uma ótima combinação", afirma.