Diário do Nordeste

Com 120 leitos, hospital de campanha de Juazeiro do Norte será entregue no início de julho

Inicialmente, estavam previstos 80 leitos clínicos, mas as vagas serão ampliadas para 120. A unidade deve ser inaugurada no próximo dia 3 de julho

Escrito por
Antonio Rodrigues regiao@svm.com.br

O Hospital de campanha de Juazeiro do Norte será montado até a próxima sexta-feira (03), segundo a Secretaria de Saúde do Município. O equipamento, que está sendo instalado no Ginásio Poliesportivo, inicialmente previa 80 leitos clínicos exclusivos para tratamento da Covid-19, mas agora terá 120 vagas.

 

A ampliação se dá por conta da desativação dos leitos dedicados à pacientes com Covid-19 no Hospital Maternidade São Lucas, que atenderá outras demandas de saúde. Os pacientes com o novo coronavírus serão centralizados no Hospital de Campanha e também na Unidade de Combate ao Covid-19, instalado no prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Lagoa Seca, que conta com 30 leitos.

Nesta terça (30), foi iniciada a instalação de aparelhos de ar-condicionado e das camas. Ontem, o espaço recebeu a visita do secretário de Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues, o Dr. Cabeto.  

Atraso 

A montagem do Hospital de Campanha de Juazeiro do Norte foi iniciada no último dia 6 de junho, com expectativa de ser entregue na semana seguinte. Porém, o prazo não foi cumprido. Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Município para explicar o porquê desta demora, mas até a publicação desta matéria não tivemos retorno. 

O Ginásio Poliesportivo foi escolhido de forma estratégica para a montagem da unidade, já que é vizinho ao Hospital Regional do Cariri (HRC), onde estão sendo encaminhados os pacientes mais graves com a doença.

A terra do Padre Cícero está com 2.847 casos confirmados da doença. Até agora, já registrou 81 óbitos. Ao lado de Sobral, Iguatu, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Tianguá, o Município está sob isolamento social mais rígido a partir de decreto estadual.