Aquecimento global é tema de encontro

O II Encontro de Ecologia e Espiritualidade acontecerá de 2 a 4 de novembro, em Guaramiranga


Fortaleza. Avaliar os impactos do aquecimento global sob o ponto de vista ético. Este é um dos objetivos do II Encontro de Ecologia e Espiritualidade, que acontecerá de 2 a 4 de novembro, em Guaramiranga, numa promoção da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico. As inscrições já estão abertas para a programação que inclui palestras com nomes de peso do pensamento ambiental, bem como oficinas, mostras de cinema, blitz ecológica, painéis e shows.

A abertura do encontro contará com uma palestra-show do violonista Robson Miguel. O artista, além de exibir o título de um dos dez melhores violonistas do mundo, tem uma história pessoal que se confunde com a própria história do Brasil. Descendente de negros angolanos por parte de pai, e índios e espanhóis, por parte de mãe, ele foi eleito pela nação indígena Guarani como o primeiro cacique-cafuzo, recebendo o nome de “Tukumbó Dyeguaká Kamba´í”, que quer dizer “Bênção de Deus, Negro”.

Robson Miguel viveu seis anos na Espanha e Alemanha e construiu uma carreira brilhante, tocando uma gama dos melhores sucessos da música popular brasileira, com técnicas inovadoras, surpreendendo e conquistando milhares de fãs por toda a Europa. Hoje ele ocupa o 1º lugar no ranking mundial de violonistas, reconhecimento outorgado pelo Círculo Violonístico Europeu de Madrid - Espanha e pelo Prêmio Quality Internacional do Mercosul, expedido ao completar os 150 anos de História do Violão Clássico no Mundo.

Palestrantes

Entre os palestrantes convidados do encontro destaca-se o doutor em Ecologia, Genebaldo Freire, autor de livros referenciais para o ambientalismo tais como “Educação Ambiental - Princípios e Práticas”; “Educação e Gestão Ambiental”; “Pegada Ecológica e Sustentabilidade Humana”, entre outros. Ele proferirá a palestra “Desenvolvimento Sustentável: Arrogâncias e Utopias”, na tarde do dia 3 de novembro.

Sua participação será seguida pelo painel “A Ética da Nova Sociedade”, que contará com a participação do Mestre Geral Representante do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Raimundo Monteiro; da doutora em Filosofia pela Universidade de Campinas (Unicamp) e professora adjunta do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Nancy Mangabeira Unger, também autora de títulos como “O Encantamento do Humano: Ecologia e Espiritualidade” e “Fundamentos Filosóficos do Pensamento Ecológico”, ambos publicados pela Editora Loyola.

Sócia-fundadora

Ela é ainda sócia-fundadora da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, promotora do encontro. O mesmo painel terá ainda a participação do diretor e idealizador da ONG Casa do Bem, do Rio Grande do Norte, Flávio Rezende, escritor com 18 livros publicados de poesias, infantis e ficção.

O tema central, “Aquecimento Global”, será abordado em painel na tarde do mesmo dia, e contará com a participação do ambientalista Leonel Generoso, atualmente chefe de gabinete da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente.

Ele debaterá o tema em conjunto com o diretor do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental (DCRS), da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC), Ministério do Meio Ambiente, Pedro Ivo Batista, e com o professor de Direito Ambiental da Faculdade 7 de Setembro, em Fortaleza, João Alfredo Telles, ex-deputado estadual e federal, que integrou as comissões de meio ambiente da Assembléia Legislativa do Ceará e da Câmara Federal, em Brasília.

Desenvolvimento sustentável

Outra palestra de destaque será sobre o tema “Ecologia e Desenvolvimento Sustentável”, programada para a manhã do mesmo sábado, a ser proferida pelo diretor do Conselho Nacional do Meio Ambiente, Nilo Sérgio Diniz. O Encontro de Ecologia e Espiritualidade tem início no feriado de 2 de novembro, quando acontece o credenciamento dos participantes pela manhã, no Teatro Rachel de Queiroz. A programação oficial começa à tarde, com oficinas de papel reciclado e origami, sob a coordenação do arte-educador Jorge Nunes.

Também acontece a oficina de construção de brinquedos, com o especialista na área Gandhy Aires. Ele é pesquisador na área, tendo recebido uma bolsa do Ministério da Cultura para realizar estudos no Museu do Brinquedo de Sintra, Portugal.

O trabalho será desenvolvido sob a ótica comunitária e ecológica do brincar — a construção do brinquedo tradicional como prática de iniciação ao meio geográfico e ambiental. “Esta prática traduz uma herança antiga de vínculo do brinquedo com os elementos e ciclos da natureza, onde brincar é interagir com a natureza e conhecê-la”, afirma ele.

O filósofo e especialista em Direito Ambiental pela UECE, Adriano Roberto do Vale, que coordenará a oficina “Do Barro à Cidade”, possibilitará aos participantes modelar uma cidade em barro, que idealizam como boa para residirem.

Mais informações:
Via de Comunicação
www.viadecomunicacao.com
(85) 3262-7230
Fax: (85) 3264-7231
viadecomunicacao@gmail.com