O deputado estadual Alcides Fernandes (PL), candidato ao Senado, reforçou, nesta quinta-feira (17), que "não tem nenhum tipo de incômodo" pela aliança entre o PL Ceará e o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), candidato ao Governo do Ceará, e reforçou que existe respeito entre o tucano e o senador Flávio Bolsonaro (PL), candidato à presidência da República.
Flávio Bolsonaro esteve no Ceará nesta semana, quando participou de agendas em Fortaleza e em Juazeiro do Norte, inclusive com Alcides Fernandes. No entanto, os demais integrantes da chapa de Alcides — Ciro Gomes, Roberto Cláudio (União), candidato a vice, e Capitão Wagner (União), que concorre ao Senado — não compareceram.
Alcides reforçou que o convite foi feito "extensivo a todos", mas pontuou que os companheiros de chapa pertencem a outros partidos e que tinham agendas em outros lugares do Ceará. "Nós estamos uníssonos aqui no Ceará para libertar o nosso estado, (...) mas cada um tem o seu candidato. Esse movimento foi exclusivamente do nosso partido do PL", disse.
Arestas aparadas
O candidato admitiu que, no começo da aliança com Ciro, houve "dificuldades" e "arestas". "Mas hoje não tem mais", reforçou. "Quem é bolsonarista e quer se libertar do PT aqui no estado de Ceará, está com Ciro Gomes. (...) Se o coração de Ciro está aqui no Ceará, para libertar o nosso estado das garras, dos tentáculos do Elmano e do PT, nós estamos todo mundo junto".
Alcides foi indagado se o fato de Ciro Gomes não rejeitar o voto no presidente Lula (PT), tendo em diversas ocasiões dito que agrega eleitores de diferentes candidatos a presidência, inclusive o petista, não é um problema para Flávio Bolsonaro — que tem estado atrás nas pesquisas eleitorais do Ceará.
"O Flávio esteve aqui no Ceará. Nenhuma vez ele falou ou atingiu ninguém aqui no Ceará. A disputa dele é nacional. Flávio tem respeitado o Ciro e o Ciro, automaticamente, também tem respeitado o Flávio".
Ele também foi questionado, durante a sabatina PontoPoder, se considera que, em eventual 2º turno da disputa presidencial entre Flávio e Lula, Ciro poderá vir a apoiar o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). "Essa resposta quem vai dar é o Ciro, não vou responder por ele", desconverou.
Veja sabatina na íntegra:
PL Ceará
Ainda durante a pré-campanha eleitoral, houve uma divergência no PL quando a quem seria o candidato ao Senado do partido no Ceará. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) defendia o nome da deputada federal Priscila Costa (PL) como candidata a senadora, o que gerou uma crise interna no PL Ceará.
Segundo Alcides, apesar das divergências, "já está tudo resolvido". Ele disse que esteve com Priscila Costa em Brasília recentemente. "Fizemos uma oração juntamente com a Michelle Bolsonaro. Ela me desejou sucesso e também desejei sucesso também para ela", disse.
Ele falou ainda sobre a presença de Priscila Costa, que é candidata à reeleição para a Câmara dos Deputados, na carreata em Juazeiro do Norte nesta quarta-feira (16). "Isso já é página virada. Está tudo nos trinta, tudo no controle", garantiu.