Futuro do 'Café da Oposição' da Alece é incerto após derrotas no PSDB e renovação no PL

Derrota de nomes que lideravam o grupo e chegada de novos deputados do PL alteram configuração da oposição na Alece.

07 de Outubro de 2026 - 06:00
capa da noticia
Legenda: Em 6 de maio, o Café da oposição contou com a presença do ex-governador Ciro Gomes. A ampla maioria do grupo saiu derrotado das eleições deste ano.
Foto: Thiago Gadelha.

O grupo de deputados estaduais cearenses que se reuniu ao longo dos últimos anos no chamado “Café da Oposição” passará por uma ampla renovação na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) a partir de 2027. Com a derrota nas urnas de parlamentares que integravam o movimento e a chegada de novos nomes, a continuidade dos encontros no próximo ano enfrenta um momento de incerteza na Casa. 

Dos deputados mais assíduos no Café, Queiroz Filho (PSDB), Cláudio Pinho (PSDB), Felipe Mota (PSDB), Sargento Reginauro (PSDB), Antônio Henrique (PSDB) e Heitor Férrer (PSDB) não conseguiram a reeleição.  

Alcides Fernandes (PL), que também participava do grupo, deixou a disputa proporcional para concorrer ao Senado, mas não foi eleito. Lucinildo Frota (PL), por sua vez, tentou uma vaga na Câmara dos Deputados e também ficou sem mandato.

Ao longo dos últimos anos, o Café da Oposição teve um papel fundamental na composição do grupo oposicionista e na montagem da chapa majoritária para enfrentar o governador Elmano de Freitas (PT). Foram nos encontros, por exemplo, que o nome do ex-governador Ciro Gomes (PSDB) começou a ser ventilado como uma possibilidade para liderar a chapa tucana. 

Com a derrota eleitoral da ampla maioria dos integrantes dos encontros, os novos representantes são cautelosos sobre os rumos do bloco.  

Reorganização da oposição cearense 

Um dos principais articuladores do Café, Felipe Mota avalia que o resultado das urnas exige uma reorganização do grupo. Ele disse ainda que os partidos precisam avaliar erros e acertos da campanha.  

“Nós precisamos sentar e esperar a questão nacional. (...) Precisa-se conversar, precisa-se discutir e sentar todo mundo de novo, fazer uma avaliação, onde erramos, onde acertamos”, afirmou. 

Ele ressalta ainda que a eleição modificou a disposição de forças dentro da oposição no Estado. O parlamentar citou o deputado federal André Fernandes (PL) ao tratar da reorganização do grupo e afirmou que as lideranças precisam voltar a dialogar, inclusive de olho na disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2028.  

O parlamentar do PL foi reeleito com a maior votação da história para um deputado do Ceará. Ele também conseguiu alçar dois aliados de primeira ordem como deputados estaduais: Tancredo dos Santos (PL) — que inclusive foi o nome mais bem votado para a Alece — e Abreu Júnior (PL). 

“O maior ataque que acontecerá aqui dentro dessa Assembleia Legislativa será em busca da derrota de Evandro Leitão. A turma do André vai fazer um foco direto em cima da Prefeitura de Fortaleza, eu não tenho dúvida”, projetou o deputado. 

Eleitos do PL aguardam André e Alcides 

Os dois dos novos deputados estaduais do PL, Tancredo dos Santos e Abreu Júnior, evitaram antecipar se haverá uma reedição do Café da Oposição. Ambos indicaram que as definições sobre a organização do grupo passarão por André Fernandes e Alcides Fernandes.  

Tancredo afirmou que não pretende assumir individualmente o comando da bancada oposicionista e destacou os correligionários como suas principais referências políticas.  

“O nosso líder são dois: André Fernandes e Alcides Fernandes. Nós somos comandados e liderados por eles. Nós estamos aqui porque eles colocaram a gente no projeto, pediram voto, levaram a gente para as ruas e e fomos eleitos”, disse Tancredo. 

Abreu Júnior adotou posicionamento semelhante ao do colega. “Tudo isso quem vai dizer é o nosso líder Alcides, o nosso líder André Fernandes”, afirmou. 

Silvana promete manter oposição 

Entre os atuais integrantes do grupo que permanecerão na Assembleia, Dra. Silvana (PL) afirmou que pretende manter uma postura de oposição. Ela reconheceu que o resultado das eleições representou um revés para o bloco, principalmente com a derrota de Ciro Gomes na disputa pelo Governo, mas disse que a bancada do PL será reforçada.  

“A oposição qualificada do PL vai se manter, ganha uma grande combatente que é a Dra. Mayra, que é uma oposição que tem uma qualidade técnica muito boa”, afirmou. 

“Eu não sou muito mole não, vou continuar fazendo oposição e eu acredito que a oposição teve um baque, claro, com o nosso querido Ciro, mas a luta continua”, completou. 

Bella Carmelo (PL), eleita para a próxima legislatura, também defendeu uma atuação conjunta dos oposicionistas. Para ela, o grupo deve se unir para fazer contraponto ao Governo do Estado. 

“A gente precisa realmente se opor ao governador que está aí. Ele foi eleito, mas o Ceará não está feliz com ele (...) Então, a gente vai se unir, sim, em composição”, afirmou. 

Este conteúdo é útil para você?

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado

Colunistas

Edição do Dia