Quem ganhou a eleição para senador do Mato Grosso em 2022?

Eleitores escolheram um senador neste ano

Os eleitores do Mato Grosso reelegeram, neste domingo (2), Wellington Fagundes (PL) como senador pelos próximos oito anos. Com 99% das urnas apuradas, o candidato foi matematicamente eleito com mais de 63,54% dos votos válidos.

Ele integrará a bancada do Estado na Casa legislativa, ao lado dos parlamentares Jayme Campos (União Brasil) e Margareth Buzetti (PP).  

As urnas fecharam às 17 horas (horário de Brasília). O segundo mais votado foi Antônio Galvan (PTB), com 25,95%, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).   

Quem é Wellington Fagundes? 

Natural de Rondonópolis, Mato Grosso, Wellington Antonio Fagundes, de 65 anos, é veterinário, com pós-graduação em Ciência Política, e senador pelo Estado.   

Durante o mandato atual na Casa legislativa, foi vice-líder do governo e líder do próprio partido, o PL. Ainda presidiu a comissão Senado do Futuro, e hoje coordena a Frente Parlamentar da Logística de Transportes e Armazenagem.  

O político foi também presidente da Associação Comercial Industrial de Rondonópolis, entre 1983 e 1986. No seguinte, assumiu a Secretaria de Planejamento em Rondonópolis. Sete anos depois, foi eleito deputado federal, tendo sido reeleito em 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010. Desde 2009 é presidente do PL no Mato Grosso. 

Candidatos

No Mato Grosso, concorreram ao Senado Federal os seguintes nomes:    

  • Antônio Galvan (PTB) 
  • Dr. Jorge Yanai (DC) 
  • Feliciano Azuaga (Novo) 
  • José Roberto (Psol)  
  • Kássio Coelho (Patriota) 
  • Neri (PP)  
  • Wellington Fagundes (PL) 

Eleitores escolheram um senador em 2022  

Nesta eleição, os cidadãos elegeram somente um senador, dos três que compõem a bancada de cada estado e do Distrito Federal. No pleito de 2018, os eleitores escolheram dois parlamentarem para representarem as federações e a Capital.   

Esse revezamento acontece devido à diferença entre o tempo de mandato para o cargo (oito anos) e o intervalo das eleições para o Senado Federal (quatro anos).  Assim, a cada pleito, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços das 81 cadeiras.  

Em todo o Brasil, 156.454.011 pessoas estão aptas a votar em 2022. No Mato Grosso, segundo os números do TSE, são 2.469.414 eleitores.