Quem ganhou a eleição para senador no Amapá em 2022?

Eleitores escolheram um senador neste ano

Os eleitores do Amapá reelegeram, neste domingo (2), Davi Alcolumbre (União Brasil) como senador pelos próximos oito anos. Ele integrará a bancada do Estado na Casa legislativa, ao lado dos parlamentares Lucas Barreto (PSD) e Randolfe Rodrigues (Rede).  

Davi foi eleito com 47,88% dos votos. Já a segunda colocada, Rayssa Furlan (MDB), ficou com 42,52% do total de votos válidos apurados. 

Quem é Davi Alcolumbre? 

David Samuel Alcolumbre Tobelem, de 45 anos, é natural de Macapá, Amapá, e é senador pelo Estado, chegando a presidir a Casa legislativa entre 2019 e 2021. Atualmente filiado ao União Brasil, ele comanda a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Comerciante, o político tornou-se membro da Associação Comercial e Industrial de Macapá em 1996.   

Alcolumbre iniciou a vida política em 2000, quando foi eleito vereador de Macapá pelo PDT. Após dois anos, deixou o cargo e se candidatou à Câmara dos Deputados e venceu a disputa. Na função, ocupou a posição de coordenador da bancada do Amapá na Casa legislativa. Em 2006, foi reeleito como deputado federal.   

Três anos depois, se licenciou da vida de parlamentar e assumiu a administração da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos de Macapá. Em 2010, retornou à Câmara do Deputados, para onde foi reeleito e permaneceu até 2014, quando foi escolhido como senador pelo Amapá. 

Candidatos

No Amapá, concorreram ao Senado Federal os seguintes nomes:    

  • Capi (PSB)
  • Davi (União Brasil) 
  • Gilberto Laurindo (Patriota) 
  • Guaracy (PTB) 
  • Marinaldo de Sousa Silva (PCO)  
  • Rayssa Furlan (MDB) 
  • Sueli Pini (PRTB) 
  • Valdenor Guedes (Avante)    

Eleitores escolheram um senador em 2022  

Nesta eleição, os cidadãos elegeram somente um senador, dos três que compõem a bancada de cada estado e do Distrito Federal. No pleito de 2018, os eleitores escolheram dois parlamentarem para representarem as federações e a Capital.   

Esse revezamento acontece devido à diferença entre o tempo de mandato para o cargo (oito anos) e o intervalo das eleições para o Senado Federal (quatro anos).  Assim, a cada pleito, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços das 81 cadeiras.  

Em todo o Brasil, 156.454.011 pessoas estão aptas a votar em 2022. No Amapá, segundo os números do TSE, são 550.687 eleitores.