Os candidatos ao Governo do Ceará, Ciro Gomes (PSDB) e Elmano de Freitas (PT), chegaram à sede do Sistema Verdes Mares (SVM), em Fortaleza, onde acontece o Debate PontoPoder, na tarde desta quarta-feira (9). O confronto entre os postulantes é promovido e transmitido simultaneamente pelo Diário do Nordeste, Verdinha FM e TV Diário.
Ciro Gomes foi o primeiro a chegar ao local, por volta das 16h48. Em entrevista, pouco antes de entrar no estúdio, ele falou da sua expectativa ao participar do embate realizado pelo SVM.
"Sempre excitante para mim, já que tenho uma longa estrada, participar de uma discussão em que a gente possa, de um lado, fazer aquilo que é papel da oposição", disse o candidato, pontuando que essa é uma atividade essencial para a democracia.
O tucano chegou acompanhado do candidato a vice-governador em sua chapa, Roberto Cláudio (União); da sua esposa, Gisele Bezerra; e do marqueteiro da sua campanha, o publicitário baiano João Santana.
Também entrevistado, Roberto Cláudio parabenizou a organização do momento de discussão de ideias e falou o que espera dele. "Acho que esse debate vai deixar mais claro para a população os dois projetos e fazer com que a população, democraticamente, possa escolher o caminho que julga melhor para o Ceará", frisou.
Em seguida, por volta das 17h08, foi a vez de Elmano de Freitas chegar à sede do debate. Ao falar com a reportagem do PontoPoder, ele também parabenizou o SVM pela realização do embate e opinou acerca do que aguarda desse encontro.
"Espero que a gente possa comparar projetos e apresentar as propostas que temos para o Ceará para um novo período de quatro anos", disse o candidato à reeleição.
Na comitiva do petista estava o senador Camilo Santana (PT) e Chagas Vieira (PDT), primeiro suplente ao Senado Federal na chapa governista encabeçada por Luizianne Lins (Rede).
Camilo Santana, aliado de Elmano, destacou o que a oportunidade representa. "É o momento que os candidatos têm para apresentar à população, no caso do Elmano, o que ele fez e o que pretende fazer na sua reeleição, no seu segundo mandato", indicou, salientando que as propostas a serem confrontadas entre os candidatos representam "projetos distintos".
Formato do Debate PontoPoder
O debate desta quarta-feira coloca frente a frente os dois candidatos na disputa pelo Palácio da Abolição e ocorre a menos de um mês do primeiro turno das eleições, marcado para 4 de outubro.
Eles terão a oportunidade de apresentar e confrontar propostas para o Ceará. Ciro e Elmano são os candidatos que atendem aos critérios de representatividade estabelecidos para participação no encontro.
O Debate PontoPoder terá quatro blocos, todos com confrontos diretos entre os candidatos. O primeiro e o último serão de tema livre, enquanto o segundo e o terceiro terão temas determinados pela organização e sorteados durante o programa. Ao final, Ciro e Elmano terão espaço para as considerações finais.