O prefeito José Sarto (PDT) anunciou, na noite desta quinta-feira (10), "neutralidade" no segundo turno da eleição pela Prefeitura de Fortaleza. Primeiro prefeito não reeleito da Capital, o gestor havia declarado, pela manhã, que definiria um posicionamento "nas próximas horas".
Os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) concorrem ao segundo turno pelo Paço Municipal.
"Me preocupo com os rumos da Cidade, diante das duas candidaturas que disputam agora o segundo turno das eleições. Uma delas tenta implantar uma soberania nociva e a outra representa muitas incertezas. Diante disso, após conversar com as diversas forças que me apoiaram, anuncio que decidimos pela neutralidade"
Em publicação nas redes sociais, ele reforçou que deixa suas lideranças livres para "estabelecer diálogos para a construção de caminhos e propostas para a nossa cidade".
"Elegemos 20 dos 43 vereadores e vereadoras à Câmara Municipal, além dos muitos suplentes, cuja votação ultrapassou os 630 mil votos. E, agora, estamos diante de dois caminhos. O que está em jogo é o destino de nossa Cidade. E nossa gente não pode nem deve permitir que o oportunismo a reduza a essa polarização que vem causando prejuízos ao Brasil", complementou.
Em nota divulgada na tarde desta quinta, o presidente nacional do PDT, André Figueiredo, defendeu a neutralidade do partido no segundo turno em Fortaleza.
"No cenário atual, os dois candidatos que disputam o segundo turno representam caminhos que, por um lado, não estão alinhados aos princípios e bandeiras que defendo, e por outro, não agradam ao modelo de gestão que considero adequado para o Ceará e para a nossa capital. Diante desse contexto, compreendo que a neutralidade partidária neste momento é a postura mais adequada, respeitando os posicionamentos individuais dos nossos integrantes, ressaltando que pessoalmente seguirei o alinhamento nacional do Partido", afirmou.