A posse de Flávio Dino como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), nessa quinta-feira (22), fez surgir na Internet uma série de dúvidas a respeito do trabalho na cúpula do Poder Judiciário. Uma delas foi a respeito do salário dos magistrados.
Quanto ganha um ministro do Supremo?
Após o último reajuste aprovado pelo Congresso em 2022, que foi escalonado para três anos, a estimativa é de que o salário dos ministros, atualmente, seja de R$ 44 mil. E, no próximo ano, a partir de 1º de fevereiro de 2025, suba para R$ 46 mil.
Posse de Flávio Dino
Ex-ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Dino tomou posse como ministro do STF na tarde dessa quinta-feira (22). A cerimônia, conduzida presidente da Corte, o ministro Luís Roberto Barroso, contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Lula indicou Dino para o cargo em 27 de novembro do ano passado. O decreto de nomeação para o STF foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 31 de janeiro deste ano. Ao assumir o cargo, Dino receberá 340 processos que estavam sob responsabilidade da ministra Rosa Weber, a quem ele está substituindo após ela se aposentar.