Quais são as principais promessas do novo prefeito eleito de Fortaleza

O 2º turno da disputa eleitoral pelo Paço Municipal aconteceu neste domingo (27)

Eleito prefeito de Fortaleza no segundo turno deste domingo (27), com 50,38% dos votos válidos, Evandro Leitão (PT) vai precisar lidar com problemas na saúde, educação e administrar o orçamento da Capital a partir de 1º de janeiro de 2025. Como prioridade para o início do mandato, ele já reiterou repetidas vezes que deve extinguir a taxa do lixo, instituída pelo então gestor municipal, José Sarto (PDT), desde 2023. 

O Diário do Nordeste listou algumas das principais promessas de Evandro Leitão, registradas nos planos de governo e anunciadas ao longo da campanha. Confira abaixo. 

Educação 

Para a educação, o prefeito eleito propõe lançar o "Pé-de-Meia Municipal", programa de poupança para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental que transfere renda para os alunos de acordo com a frequência escolar, semelhante ao criado pelo Governo Federal para estudantes do Ensino Médio. Além disso, ele também quer ampliar o "Passe Livre Estudantil" para os finais de semana e "zerar fila de espera para creches". 

Saúde 

Na área da saúde, Evandro Leitão se comprometeu a criar o "Cartão Saúde Mais Fácil", que vai permitir que pacientes da rede municipal realizem consultas e exames em clínicas populares numa tentativa de desafogar a fila de espera do SUS. Além dele, o petista também prometeu criar a ferramenta "Saúde na Palma da Mão" para marcação de consultas e emissão de receitas de forma online, por meio da telemedicina. 

Segurança 

Para fortalecer a Segurança Pública, o novo gestor afirmou que vai ampliar o número de agentes da Guarda Municipal nos bairros, colocar um pelotão em cada regional para ronda permanente em paradas de ônibus, areninhas, praças, postos de saúde e escolas, além de integrar a Prefeitura de Fortaleza ao Sistema Único de Segurança Pública, numa parceria com os Governos Estadual e Federal. 

Inclusão 

Evandro Leitão se comprometeu a criar um espaço de acolhimento para familiares e pessoas com espectro autista (TEA), um em cada regional da Capital. O local, intitulado "Espaço Girassol", deve oferecer assistência multidisciplinar para pais e pessoas com TEA, independentemente da idade. 

Empreendedorismo 

O petista também afirmou que vai implantar nas regionais o "Ligeirinho", uma central de serviços par dar apoio técnico e crédito com agilidade quem quer abrir o próprio negócio. Além disso, ele se comprometeu a criar o programa "Fortaleza da Mulher", para oferecer capacitação e facilitar o acesso ao crédito para mulheres chefe de família.