PF usa arma antidrone para derrubar suspeito em posse de Lula; veja como funciona

Aparelho parece uma arma de grosso calibre

Um agente da Polícia Federal utilizou uma arma antidrone na Posse de Lula, neste domingo (1º), para derrubar um drone suspeito. Com a ferramenta, que parece uma arma de grosso calibre, conseguiu interceptar o objeto estranho sobrevoando o espaço aéreo da Esplanada. As informações são do O Globo.

O profissional derrubou o drone lentamente, uma vez que a arma é capaz de detectar sinais de aparelhos indesejados ao utilizar diferentes frequências de ondas de rádio, assim como de áudio e sensor óptico. 

Assim, pode emitir uma frequência para interromper a comunicação entre a pessoa que conduz o drone e o aparelho. A partir deste momento, o operador pode manter o objeto voando até a bateria acabar. 

Também é possível pegar o aparelho e investigar o endereço de origem. O uso da arma não interfere nos sinais ou outras transmissões ao redor. 

Cerimônia de posse de Lula 

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) toma posse, neste domingo, para o terceiro mandato como presidente da República. A cerimônia oficial começou por volta das 15 horas, com sessão solene no Congresso Nacional e, logo depois, Lula seguirá para o Palácio do Planalto, onde subirá a rampa para receber a faixa presidencial. 

O agora ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) viajou para os Estados Unidos na última sexta-feira (30) e, portanto, não deve entregar a faixa ao sucessor.