Das 43 vagas na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) na próxima legislatura, apenas nove serão de mulheres. O número de vereadoras eleitas neste domingo (6) é igual ao registrado nas eleições 2020, quando se elegeram nove mulheres.
Erramos: a primeira versão desta matéria dizia que o número de vereadoras eleitas havia caído em relação a 2020. O correto é que o número se mantém, com o acréscimo na lista da vereadora Professora Adriana Almeida.
Os partidos com mais eleitas são o Partido Liberal (PL) e o Partido dos Trabalhadores (PT), com os nomes de Priscila Costa — a parlamentar mais votada da eleição, e Bella Carmelo, esposa de Carmelo Neto no PL; e Professora Adriana Almeida e Mari Lacerda pelo PT.
A maioria das cadeiras que serão ocupadas na 20ª legislatura da CMFor, a partir de 2025, será de homens, com 34 postos.
O número de vagas de vereadores segue os limites indicados pela Constituição Federal, que distribui os cargos conforme a população das cidades, mas o número baixo de mulheres eleitas evidencia a falta de representatividade das candidaturas femininas na política.
O Diário do Nordeste publicou em agosto uma reportagem que fala sobre a lenta elevação da participação feminina nas eleições do Ceará.
Neste ano, por exemplo, 4.563 mulheres se candidataram no Ceará – 35% do total de candidaturas – conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2020, o número de cadastros femininos na disputa foi de 5.392, representando 33% da soma geral de postulantes.
Saiba quem são as mulheres eleitas como vereadoras em Fortaleza:
- Priscila Costa (PL): 36.226 votos
- Bella Carmelo (PL): 28.138 votos
- Kátia Rodrigues (PDT): 11.957 votos
- Ana Aracapé (Avante): 10.322 votos
- Carla do Acilon (DC): 9.413 votos
- Adriana Gerônimo (Psol): 9.091 votos
- Professora Adriana Almeida (PT): 8.080 votos
- Mari Lacerda (PT): 8.034 votos
- Bá (PSB): 7.528 votos