'Considero o que aconteceu ano passado uma página virada', diz Bolsonaro em discurso, em Fortaleza

O ex-presidente cumpre agenda neste fim de semana na Capital e discursou para apoiadores na tarde desta sexta-feira

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um discurso rápido a apoiadores em um comitê político em Fortaleza, no final da tarde desta sexta-feira (29). Em um palanque improvisado, ele falou sobre o processo eleitoral de 2022 e ressaltou ações de governo. Pouco antes, ele encontrou aliados cearenses em um almoço, na tarde desta sexta-feira (29), em um restaurante no bairro Meireles. O ex-mandatário foi fotografado com alguns apoiadores, mas evitou conversar com a imprensa. À equipe do Diário do Nordeste, o ex-presidente ressaltou ter feito cirurgia recente, o que impossibilitaria o diálogo. 

Participaram do almoço os deputados federais André Fernandes e Dr. Jaziel, além dos deputados estaduais Pastor Alcides e Carmelo Neto. Já no comitê, estiveram também o deputado estadual Sargento Reginauro (União Brasil) e o vice-prefeito de Caucaia, Deuzinho Filho (União Brasil).

Em um discurso de poucos minutos, Bolsonaro iniciou sua fala com referências comuns usadas em discursos anteriores no Estado, quando era presidente. Voltou a dizer que a filha Laura "tem sangue de cabra da peste, porque meu sogro é daqui de Crateús".

"O que aconteceu ano passado só Deus explica, mas o futuro está em nossas mãos. Nós continuaremos fazendo história no Brasil", disse ainda. Bolsonaro fez menção a ações de seu governo e falou que a derrota eleitoral em 2022 "é página virada".

Agenda

Horas antes do almoço, o ex-presidente desembarcou na Capital para acompanhar a ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, durante agenda do PL Mulher. Neste sábado (30), ela estará no encontro estadual do grupo no Ceará. 

O casal Bolsonaro chegou por volta das 13 horas desta sexta e foi recebido por correligionários, como os deputados federais Dr. Jaziel e André Fernandes e os deputados estaduais Dra. Silvana e Carmelo Neto. Eles estão hospedados em hotel na Praia do Futuro.

Conforme agenda oficial, Michelle participará de encontro com lideranças femininas em um restaurante no bairro Meireles, marcado para as 15h30.

Fernandes disse ainda que Bolsonaro vai "comer um pizza" na noite desta sexta-feira, mas não confirmou o local.

Já no sábado, o Encontro Estadual do PL Mulher Ceará acontece a partir das 10 horas, em buffet no bairro Papicu, com programação prevista até as 12 horas. 

Processos na Justiça

A visita do ex-presidente a Fortaleza ocorre na mesma semana em que a Justiça do Distrito decidiu torná-lo réu por incitação ao crime de estupro. O caso diz respeito a ofensa proferida por ele contra a deputada federal Maria do Rosário (PT), em 2014. 

Esta não é a única investigação enfrentada por Bolsonaro. No final de agosto, ele e Michelle Bolsonaro ficaram em silêncio durante depoimento à Polícia Federal no inquérito que trata da venda de joias recebidas da Arábia Saudita.

Ele também foi incluído no processo do Supremo Tribunal Federal que trata dos atos antidemocráticos do 8 de janeiro, além de ser alvo de inquérito que investiga um suposto esquema de adulteração de cartões de vacinação, que envolve tanto Bolsonaro como a filha dele, Laura. 

No âmbito da Justiça Eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou todos os recursos do ex-presidente, mantendo Bolsonaro inelegível por oito anos por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Neste mês de setembro, Bolsonaro realizou procedimentos cirúrgicos na região nasal. Segundo boletim médico, ele passou pelos procedimentos de septoplastia (correção de desvio de septo), turbinectomia (remoção de parte das conchas nasais) e uvulopalatofaringoplastia (remoção das amígdalas e de fragmentos do palato mole).