O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, recebeu uma onça de ouro do governo da Arábia Saudita, nesta segunda-feira (31), e decidiu devolver o presente.
Segundo divulgado pela colunista Andreia Sadi, do g1, Haddad recebeu a peça do ministro de Investimento da Arábia Saudita, Khalid Al Falih, em visita ao Brasil.
A orientação de devolução da peça foi do secretário da Receita, Robinson Barreirihas. Ainda não houve aferição do presente para avaliar o valor da peça.
O Ministério da Fazenda ressaltou, em nota, que o protocolo para presentear autoridades públicas pressupõe o aviso prévio ao cerimonial da pasta.
"Por esse motivo, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, orientou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a devolver a estátua de uma onça, recebida do governo da Arábia Saudita, à embaixada do país em Brasília, o que será prontamente atendido", disse o órgão.
Caso o governo da Arábia Saudita queira reenviar o presente, deve cumprir os trâmites exigidos pela lei brasileira. A delegação saudita tem mais de 70 representantes das empresas públicas e privadas.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é investigado por ter recebido joias do regime da Arábia Saudita avaliadas em R$ 16,5 milhões, em outubro de 2021. Bolsonaro prestou depoimento à Polícia Federal em abril.