O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), anunciou na tarde deste sábado (14), o deputado federal Idilvan Alencar (PDT) como futuro secretário da Educação de Fortaleza. O parlamentar já comandou a Pasta no Estado.
“Anuncio o nome que irá comandar a pasta da Educação de Fortaleza em nossa gestão. Trata-se do deputado federal Idilvan Alencar, um dos maiores conhecedores da área no país, com larga experiência, inclusive já tendo sido secretário da Educação do Estado do Ceará, que é exemplo para o Brasil. Tenho certeza de que Idilvan, junto com nossa valorosa equipe de profissionais da educação do município, fará um exitoso trabalho”, escrever Evandro nas redes sociais.
Nas redes sociais, Idilvan disse estar "honrado pelo convite e animado em poder contribuir diretamente com a melhoria da educação" de Fortaleza.
"Sei da qualidade da equipe de profissionais da educação de Fortaleza e tenho a convicção de que poderemos avançar muito na garantia do direito à educação. Minha trajetória profissional e política tem sido marcada por desafios, que sempre encarei com determinação e dedicação (...) Agora, ao assumir a educação municipal de Fortaleza, vou me dedicar ao máximo para superar as dificuldades e avançar na qualidade dos serviços"
"O meu trabalho na Câmara Federal continua. Continuarei acompanhando de perto as discussões importantes para a educação nacional em 2025, como, por exemplo, o Novo Plano Nacional de Educação, o Piso Salarial dos Profissionais da Educação e o projeto de concurso público para professores, de minha autoria. Essas e outras pautas terão minha colaboração direta na sua construção, em busca da aprovação. A parceria com os municípios continuará firme. Temos muitos projetos em andamento com prefeitos, vereadores e lideranças políticas de diversos municípios, e isso será mantido com a mesma dedicação", acrescentou.
Secretário
Idilvan está no segundo mandato como deputado federal e integra a Comissão de Educação na Câmara dos Deputados. Ele é graduado em Engenharia Civil pela Unifor, mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Federal de Juiz de Fora e doutorando em Educação em Ciências pela UFRS.
Foi secretário executivo e adjunto da Seduc de 2007 a 2014, e titular de 2016 a 2018. Foi também presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) entre 2015 e 2016.
O político é um dos principais aliados da ex-governadora do Ceará, Izolda Cela (PSB).