O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), divulgou nota nas redes sociais na tarde deste domingo (11) para informar que está monitorando a crise da falta de energia em alguns bairros de Fortaleza junto à Enel, responsável pela distribuição de energia elétrica no Estado.
Além da Capital, há relatos de instabilidade e falta de energia em cidades como Eusébio, Beberibe e Cascavel após as fortes chuvas desde a madrugada do sábado.
"A empresa informou que todos os esforços estão sendo realizados no sentido restabelecer a energia, priorizando os equipamentos que prestam serviços essenciais à população, como os hospitais", diz a nota.
Segundo o Governo, todos os órgãos estão de plantão permanente para garantir que os danos sejam reduzidos de forma ágil e eficiente.
O que diz a Enel
Em nota, a Enel afirma que “aumentou em 50% as equipes de emergência”, enfatizando ainda que o trabalho delas acontece “dia e noite na reconstrução dos trechos da rede elétrica danificados para normalizar o serviço a todos os clientes o mais brevemente possível”.
Veja o texto completo abaixo:
A Enel Distribuição Ceará informa que restabeleceu a energia para mais de 75% dos clientes da cidade de Fortaleza e Região Metropolitana que foram impactados pelas fortes chuvas de ontem (10) . Como previsto em seu plano especial de carnaval, a distribuidora aumentou em 50% suas equipes de emergência, que seguem trabalhando dia e noite na reconstrução dos trechos da rede elétrica danificados para normalizar o serviço a todos os clientes o mais brevemente possível. Em caso de falta de energia, a Enel Ceará orienta os clientes a acionarem preferencialmente os canais digitais da distribuidora: WhatsApp, pelo número (21) 99601-9608, aplicativo da Enel Ceará ou site www.enel.com.br.
Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Fortaleza registrou a maior chuva dos últimos 20 anos entre as 7h de sábado (10) e 7h deste domingo (11), com um acumulado de 215,1 milímetros.
Entre os inúmeros transtornos causados pela alta precipitação, estão ruas e avenidas alagadas, tetos de estabelecimentos desabando e semáforos sem funcionar. Neste domingo de Carnaval, a cidade segue sob chuvas.