Os eleitores de primeira viagem - ou mesmo os que não são, mas por algum motivo gostariam de treinar o voto - podem fazer isso por meio de uma ferramenta disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A plataforma simula uma urna eletrônica e permite que o eleitor treine o voto no primeiro e no segundo turno para prefeito e vereador.
O simulador foi criado em 2014 e serve para que o usuário se familiarize com o funcionamento da urna. Na página, o eleitor verá instruções em texto, áudio, vídeo e libras para tirar eventuais dúvidas.
A plataforma inclusive conta com o famoso som emitido pela urna quando o eleitor finaliza o voto.
Partidos fictícios
Para o treino, o site do TSE usa partidos fictícios: Partido dos Esportes, dos Ritmos Musicais, das Profissões, das Festas Populares e do Folclore. O eleitor pode votar para vereador e para prefeito.
O eleitor também pode treinar o voto em branco e corrigir o voto para reiniciar a votação. Também é possível anular o voto no simulador. A plataforma está disponível não apenas nas Eleições Municipais 2024, sendo possível treinar o voto para eleições com candidatos fictícios para deputado federal e estadual, senador, governador e presidente.