Mais da metade da população brasileira (53%) considera o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ruim ou péssimo, aponta pesquisa Datafolha publicada nesta quinta-feira (16). A reprovação aumentou em dois pontos percentuais em relação ao levantamento realizado em julho deste ano, quando o índice era de 51%.
A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Já 22% da população avalia a gestão bolsonarista como ótima ou boa. Uma queda também de dois pontos percentuais na comparação com o último dado (24%).
Para a análise, foram ouvidas 3.667 pessoas, entre os últimos dias 13 e 15 de setembro, em 190 municípios do Brasil.
Avaliação do governo Bolsonaro, segundo o Datafolha:
- Ótimo/bom: 22% (eram 24% no levantamento anterior)
- Regular: 24% (eram 24%)
- Ruim/péssimo: 53% (eram 51%)
- Não sabe: 1% (era 1%)
O resultado ocorre após os atos antidemocráticos do 7 de setembro. Durante as manifestações, Bolsonaro afirmou que não cumpriria determinação proferida pelo relator de inquéritos que o investigam, o ministro Alexandre de Moraes. O chefe do Executivo chamou, ainda, o magistrado de "canalha".
No dia seguinte, em resposta aos ataques do presidente contra o Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, disse que o desrespeito a decisões judiciais configura crime de responsabilidade — o que poderia viabilizar um pedido de impeachment.
Sob pressão, Bolsonaro recuo. No dia 9 de setembro, emitiu uma "declaração à nação" para dizer que as ameaças contra o STF '"decorreram do calor do momento".