A aeronave em que estava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na noite de terça-feira (1º), em viagem de retorno do México ao Brasil, precisou ser substituída após um problema técnico. O problema relatado teria sido no motor do avião, que ainda precisou ter o tanque esvaziado em sobrevoos próximos do aeroporto Felipe Angeles, na Cidade do México, para receber autorização de pouso.
Ao todo, 16 pessoas estavam no avião principal, incluindo Lula e a primeira-dama, Janja da Silva. O VC-1 voou em círculos a uma altitude média de cerca de 3,8 mil metros do solo por mais de 4 horas, segundo informações da Agência Brasil.
Sobrevoo no México
Considerado comum no contexto da aviação, o sobrevoo consiste em uma série de voltas para gastar querosene, garantindo a segurança de um pouso que não estava programado.
Isso ocorre porque a aeronave decola pesada por conta do combustível, e o tanque precisa ser esvaziado para que o peso seja reduzido.
O pouso tipo "overweight", quando a aeronave está acima do recomendado, pode provocar enrugamento de chapas e painéis devido ao movimento de flexão das asas cheias de combustível no momento do toque "duro" na pista.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) explicou que a falha no motor da aeronave presidencial VC-1 foi resolvida ainda na terça-feira (1º).
"Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para que a aeronave retorne ao mesmo aeródromo da decolagem", disse a nota oficial.
Modelo de 2005
O modelo do VC-1 é utilizado pelo governo brasileiro desde 2005. A aeronave teve custo de R$ 500 milhões e comporta até 45 passageiros, possuindo autonomia de 11 mil quilômetros.
O avião pesa cerca de 50 toneladas e pode atingir velocidade de aproximadamente 828 km/h.