O presidente do PP Ceará, deputado federal AJ Albuquerque, destituiu o próprio pai, Zezinho Alburquerque, da presidência da agremiação em Fortaleza para assumir acordos na Capital. O parlamentar, que também é vice-presidente nacional do PP, baixou uma intervenção no diretório municipal e instalou uma comissão provisória no último dia 16 deste mês, pouco antes do início da abertura das convenções partidárias.
Com a intervenção, Zezinho, que é secretário das Cidades do Governo Elmano de Freitas (PT), foi substituído pelo empresário e secretário parlamentar do gabinete de AJ, Raphael Jespersen de Athayde. Apesar de alguns correligionários da legenda alegarem que foram "pegos de surpresa" com a mudança na direção da sigla na Capital, o deputado federal informou que já havia "acertado" que conduziria as articulações para o pleito pelo Paço Municipal.
"Tinha ficado acertado que eu iria conduzir as tratativas da eleição em Fortaleza, por isso a mudança de nome. Tudo dentro da normalidade", afirmou, acrescentando que o prazo para eleição da Executiva terminava neste mês.
As tratativas para a disputa pelo Paço Municipal, todavia, já vinham sendo conduzida por Zezinho, uma vez que a sigla compõe a base governista de Elmano — que deve apoiar o nome do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT), para o pleito. Em abril deste ano, inclusive, Evandro esteve no evento de filiação do Progressistas, ao lado de pai e filho.
Ainda que esteja na base, não é em todos os municípios cearenses que o PP deve se aliar ao PT. Em Juazeiro do Norte, por exemplo, a legenda emplacou o vice na chapa do prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) e não irá compor o arco de aliança da postulação petista na cidade, que tem como pré-candidato o deputado estadual Fernando Santana.
Após a repercussão do troca no comando do PP Fortaleza, AJ Albuquerque publicou um vídeo, no Instagram, ao lado de Evandro Leitão nesta quinta-feira (25), em que o petista afirma que uma parceria em torno de seu nome foi fechada.
"Nós, aqui, fechamos uma parceria para Fortaleza, para o projeto para transformar Fortaleza, onde a nossa pré-candidatura, pré-candidatura do Evandro Leitão, juntamente com o arco de aliança de partidos que estão conosco vamos transformar essa Cidade", destacou o pré-candidato.
"Vamos juntos, o Partido Progressistas junto com a sua brilhante administração que vem pela frente, para trabalharmos por uma Fortaleza melhor", complementou o deputado federal.
A reportagem tentou falar com Zezinho Albuquerque sobre o assunto, mas ainda não obteve reposta.
Crise política na família
A destituição do pai ocorre em meio a uma crise política na família Albuquerque, que culminou no rompimento de AJ com a irmã, Aline Albuquerque, prefeita de Massapê, no fim do ano passado. O racha entre irmãos ocorreu porque a gestora teria retirado a cessão de um carro do município para o vice-prefeito, Luiz Carlos. O deputado federal foi ao local e deu um veículo de presente ao gestor, sob a justificativa de que o vice precisava do automóvel para transportar populares para receber atendimento médico em outras cidades.
Com a exposição pública, Aline saiu do PP em abril último para se filiar ao Republicanos e disputar a reeleição. Em paralelo, AJ tem apoiado o nome de Luiz Carlos para a competição pela Prefeitura de Massapê. À época, o pai, Zezinho, evitou se manifestar sobre a briga. Todavia, nas últimas semanas, ele voltou a publicar fotos com a filha.
Após a destituição do pai do PP, Aline Albuquerque fez uma publicação nos Stories do Instagram, nesta quinta-feira com uma suposta indireta ao irmão. Ela compartilhou uma frase que diz: "Nem Jesus escapou da falsidade, mas ele não desejou o mal de ninguém e foi honrado. Quem é do bem sabe que os Judas sempre se destroem sozinhos".