Adversários em 2020, Sarto diz que 'estão asfixiando politicamente' Luizianne no PT

"Eu tenho algumas diferenças com a Luizianne, mas ninguém pode deixar de registrar que ela é uma guerreira e que está sendo sufocada", disse Sarto

Em evento pré-eleitoral do PDT, em Fortaleza, o prefeito José Sarto, na noite da quinta-feira (4), fez menção o processo interno do PT na Capital para definir uma candidatura e saiu em defesa da ex-prefeita Luizianne Lins (PT), de quem foi adversário nas eleições de 2020. Hoje deputada federal, ela disputa o posto de candidata do PT ao Paço Municipal, com outros quatro nomes, dentre eles um dos principais aliados do governador Elmano de Freitas e do ministro da Educação, Camilo Santana, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão.

Ao mencionar as obras na Vila do Mar, Sarto lembrou que o projeto iniciou na gestão de Luizianne (2005-2012) e lamentou um suposto "sufocamento" que ela estaria passando no decorrer dessas discussões. O prefeito é pré-candidato à reeleição.

"Eu tenho algumas diferenças com a Luizianne, mas ninguém pode deixar de registrar que ela é uma guerreira e que está sendo sufocada. Vejam que ironia do destino: recentemente, há pouco mais de um ano, chamaram a escolha do PDT (eleições de 2022) de misógina porque não foi escolhida em convenção a então governadora e candidata, muito honrosa professora Izolda Cela. E, agora, estão asfixiando politicamente a ex-prefeita Luizianne. Tem várias diferenças, botaram o (Waldemir) Catanho para ir para Caucaia. Ele que é e foi articulador político da ex-prefeita", disse o pedetista.

Além de Luizianne e Evandro, concorrem à candidatura oficial do PT em Fortaleza os deputados estaduais Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar; e o assessor especial do Governo do Estado, Artur Bruno.

A citação de Sarto a Catanho, que deixou a Secretaria de Articulação Política do Ceará para ser pré-candidato em Caucaia, encontra eco em conversas de bastidores que apontam a sua indicação como um artifício de pacificação no diretório da Capital, já que ele é ligado à deputada federal. Luizianne já negou tratativas nesse sentido.

O prefeito não é o primeiro adversário eleitoral a acenar para Luizianne. O ex-deputado federal e pré-candidato pelo União Brasil, Capitão Wagner (União), já chegou a defender a petista em outras ocasiões, inclusive sobre o processo interno do partido.

A ex-prefeita foi procurada por meio de sua assessoria de imprensa para comentar a fala de Sarto, mas não houve resposta até a publicação desta matéria. Também foi acionado o presidente do PT Fortaleza, Guilherme Sampaio. O espaço está aberto para manifestações.