Pesquisa Ibope: 80% dos eleitores dizem que vão votar mesmo com a pandemia

Do total, 82% dos homens e 79% das mulheres entrevistadas afirmam que comparecerão às urnas em novembro

A primeira pesquisa Ibope para a Prefeitura de Fortaleza nas eleições 2020, divulgada nesta quarta-feira (14), além de questionar qual a preferência do eleitorado, também perguntou aos entrevistados se eles irão ou não votar durante a pandemia de Covid-19.

> Acompanhe notícias sobre as eleições no PontoPoder

O Ibope perguntou: "Levando em conta a pandemia do coronavírus e as medidas restritivas de prevenção, em relação ao dia da eleição em 15 de novembro, o (a) sr (a) diria que":

80% afirmaram que com certeza comparecerão para votar; 16% responderam que ainda estão em dúvida se irão votar; 3% disseram que não irão votar de jeito nenhum. Enquanto apenas 1% não sabe ou não respondeu.

Na estratificação por gênero, 82% dos homens confirmaram que iriam escolher seus representantes no dia da eleição; das mulheres foram 79%. Com relação à idade, os mais fiéis às urnas têm entre 45 e 54 anos - 92% dos entrevistados disseram que irão votar.

O Ibope ouviu 602 eleitores entre segunda-feira (12) e quarta-feira (14) desta semana. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isto quer dizer que a probabilidade de os resultados retratarem a realidade atual é de 95%. 

Covid-19 em Fortaleza

As eleições ocorrerão em um cenário de pandemia. Em Fortaleza, os índices de infecção pelo coronavírus arrefereceram desde que houve o pico de casos, entre abril e maio. Os números vêm reduzindo paulatinamente e apresentando, conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), transmissão baixa e sujeita a pequenas oscilações.

 

Conforme o último boletim epidemiológico da Covid-19, divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na última sexta-feira (9), a média móvel era de 19,3 casos confirmados por dia. O número é 60% menor do que os registros de duas semanas anteriores e 99% inferior ao período crítico.

Mortes por Covid-19 em Fortaleza

De acordo com o IntegraSUS, plataforma digital gerenciada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), desde o início da pandemia, já foram confirmados 52.333 casos em Fortaleza, dos quais 3.887 tiveram complicações e acabaram morrendo.

Quero receber conteúdos exclusivos sobre política