Morre o ex-prefeito Mauro Sampaio

Mauro sempre se elegeu para a Câmara dos Deputados com expressiva votação saída da Região do Cariri

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br

O corpo de Mauro Sampaio (José Mauro Castelo Branco Sampaio), 88 anos, será velado a partir desta manhã, no Santuário dos Franciscanos, em Juazeiro do Norte, Município que ele administrou, como prefeito, em dois mandatos, além de ter representado o Estado do Ceará, na Câmara dos Deputados, por cinco legislaturas. A família não havia anunciado, até a tarde passada, o horário do sepultamento.

Mauro Sampaio morreu no Hospital do Coração (H'Cor), em São Paulo, no final da manhã de ontem, em virtude de complicações depois de uma cirurgia para retirada de um câncer no intestino realizada no último dia 19 de setembro. Antes de ir para São Paulo, Mauro que era médico de profissão, esteve hospitalizado em Fortaleza. O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, decretou luto oficial de três dias no Município.

Mauro Sampaio foi uma das principais lideranças da Região do Cariri, após a morte do seu pai, Leão Sampaio. Ao longo dos anos ele dividiu o espaço político da Região com os irmãos Adauto e Humberto Bezerra, embora fossem amigos até os dias de hoje. Ligado ao ex-governador Cesar Cals, Mauro ajudou a eleger alguns dos seus amigos prefeito de Juazeiro, como Manoel Salviano, Carlos Cruz e o próprio Raimundo Macedo, além de alguns deputados estaduais.

Conforto

Mauro Sampaio mudou o modelo de gestão na Prefeitura Municipal de Juazeiro. Ontem, as manifestações de líderes políticos e da própria população logo após a confirmação da sua morte, mostraram o respeito e o carinho dos juazeirenses. Ele se tornou um dos políticos mais populares da história da cidade, por ter construído há quase cinco décadas a estátua do Padre Cicero, na Colina do Horto.

Mauro Sampaio fez o monumento para homenagear o sacerdote e o local passou a ser uma das principais referências do turismo religioso do Brasil. "Fiz uma homenagem a ele". Segundo o próprio Mauro, essa foi uma das obras mais importantes que conseguiu deixar para a cidade de Juazeiro, que tomou grande dimensão em várias partes do mundo, inclusive na Europa.

"Isso é um conforto que a gente tem, que vale mais do que dinheiro", afirmou à época. Na sua segunda administração, o ex-prefeito iniciou em Juazeiro, a construção polo universitário. Ele foi um dos principais incentivadores da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, dando início a um processo, em que passaram a ser implantados nas últimas duas décadas diversos cursos de nível superior. A Faculdade Leão Sampaio é uma delas.

Solidariedade

O corpo do médico chegará em Juazeiro do Norte por volta das 8 horas desta quarta-feira, e será velado no Santuário dos Franciscanos, de forma simples, como disse a sua filha Jacqueline Sampaio, conforme ele viveu. Ela ainda ressaltou no momento em que o seu pai se encontrava em estado considerado grave, que se sentia no dever de informar a real situação, por ele ser uma pessoa querida por tanta gente, e, por ser um homem público, não pertencer somente a família. Ela chegou a agradecer toda a solidariedade recebida dos amigos e população.