O primeiro dia do médico Juraci Magalhães, 73 anos, depois de deixar a Prefeitura Municipal de Fortaleza foi, conforme disse, em busca de ocupação. E o primeiro trabalho que está se propondo a fazer é publicar um livro sobre os 14 anos (1990 a 2004) de influência gerencial e política no comando da administração da cidade de Fortaleza. O título provisório do livro é Dito e Feito.
´É. Disse e fiz. Porque tem muita gente que diz o que não faz e faz o que não diz. Nós queremos deixar uma versão, não oficial porque não estou mais na Prefeitura, dos fatos. Quero falar de um compromisso que assumi com Fortaleza´, afirmou Juraci, assegurando que o relato vai se deter na questão administrativa. ´Não se fala em política partidária´, respondeu.
QUERER E FAZER - O dia de ontem do doutor Juraci Magalhães foi de contato com pessoas que exerceram cargo na administração municipal e outras da convivência pessoal dele. ´Busquei pessoas que se interessam, espontaneamente, em fazer um estudo sobre a cidade, sobre a vida nacional. Pessoas que têm interesse de buscar as informações para tirarmos uma conclusão. Queremos fazer uma avaliação nossa do que existe, dos encontros e desencontros´, disse o ex-prefeito acrescentando: ´As vezes temos vontade de fazer e não se consegue por que as informações são diferentes quando se vê, se apalpa´.
Juraci Magalhães deu um exemplo: em 1990 a Prefeitura de Fortaleza recebeu mais recursos de transferências constitucionais do que em 2004. A arrecadação própria aumentou mas as transferências da União diminuíram. ´A União e os Estados buscaram tirar dos municípios (o que tinha sido garantido na Constituição de 1988) e aumentaram as obrigações. Hoje as cidades não são autogovernáveis. Antes elas não dependiam da União´, contou.
GRUPO - Com o grupo de trabalho Juraci Magalhães quer conversar sobre o que será importante colocar no livro. O local das reuniões ainda não foi escolhido. Mas ele adianta que o material de pesquisa está praticamente pronto. Foi coletado por Ana Celsa Magalhães, uma sobrinha dele, e Francílio Dourado, filho de um amigo, que estão dando ao material um formato de publicação. ´A história que foi contada tem que ter uma versão. A negativa todo dia se ler´, afirmou o ex-prefeito.
TEMPO - Juraci direta ou indiretamente estava na Pefeitura de Fortaleza desde abril de 1990 quando o então prefeito, Ciro Gomes, na época filiado ao PMDB, renunciou ao mandato de prefeito para disputar, e se elegeu, Governador do Estado, deixando na cadeira o seu vice-prefeito, Juraci Magalhães, ambos eleitos em 1988. Em 1990 Juraci elege Antônio Crambraia. Em 1994 ele volta à Prefeitura e em 1998 se reelege prefeito.