Aracati. No início deste domingo, Aracati nem parecia estar em clima eleitoral. O município amanheceu em silêncio, diferente da agitação que se estendeu por todo o sábado, e assim permaneceu por toda a manhã e início da tarde, com movimentação apenas nas zonas eleitorais, devido ao acúmulo de pessoas nas filas. Somente por volta das 15 horas, os eleitores começaram a se manifestar — com fogos de artifício, bandeiras e buzinas de carros e motos. Encerrada a eleição, às 17 horas, já era grande o número de pessoas em frente à 8ª Zona Eleitoral, aguardando a apuração dos votos.
Pouco depois das 19 horas, antes mesmo da divulgação do primeiro resultado parcial, os militantes da coligação “Aracati do Povo” já estavam comemorando a reeleição de Expedito Ferreira (PP). De forma espontânea, um a um os eleitores começaram a sair e desfilar pelas ruas do município. De carro, bicicleta ou mesmo a pé, com muita música ou mesmo o apitaço dos carros e motos, o clima era de festa.
Aracati tem 47.512 eleitores, distribuídos em 85 zonas e 169 seções, sendo os Colégios Municipal e Marista os principais locais de votação. E foi no Colégio Marista que Terezinha de Oliveira, 72 anos, e Maria Viana Rebouças, 89 anos, fizeram, mais uma vez, questão de votar. A primeira por “caridade”, a segunda porque é “uma cidadã brasileira”, como destacou com orgulho. “Eu disse que ela não precisava vir, que talvez não fosse conseguir, mas ela fez questão”, acrescentou Mazé Viana, filha de Maria.
Durante todo o dia, de acordo com o delegado Francisco Alves, que comandou o reforço da Polícia Civil para o pleito eleitoral no município, houve apenas a apreensão de um veículo que estava fazendo transporte irregular de eleitores, dos distritos de Santa Tereza para Juá. “A expectativa era de que a política em Aracati fosse bem mais complicada, mas tudo correu de forma tranqüila. Muitas informações chegaram à unidade, mas ocorrência mesmo só tivemos uma”, disse ele.
Depois de um sábado tenso, sendo necessário até o cancelamento de uma passeata para prevenir princípios de tumultos entre os eleitores, as eleições municipais transcorreram com tranqüilidade em Icapuí, distante 194 km de Fortaleza.
Vitória de Edilson
Depois de um sábado tenso, sendo necessário até o cancelamento de uma passeata para prevenir princípios de tumultos entre os eleitores, as eleições municipais transcorreram com tranqüilidade no município de Icapuí, distante 194 km de Fortaleza.
No município, José Edilson da Silva (PSDB) garantiu a reeleição, vencendo mais uma vez do Partido dos Trabalhadores (PT), que tinha como candidato Dedé Teixeira. “Estamos convictos dessa conquista. Agora, nossa prioridade número um será investir em trabalho e renda. Temos um potencial turístico muito grande e precisamos valorizar isso”, adiantou o vencedor no município.
Durante o dia, as principais movimentações eram em frente às duas maiores zonas do município, ambas localizadas na rua principal de Icapuí. Segundo dados registrados pela Polícia Militar no município, que recebeu reforço de Fortaleza e também de Russas, apesar do clima tenso entre os militantes das duas coligações, nenhuma ocorrência foi registrada nos últimos três dias.
Emanuela França
Repórter