Sine Municipal de Fortaleza suspende atendimento presencial; serviços online estão disponíveis

Já os Sines estaduais permanecem abertos

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Legenda: O atendimento poderá ser realizado online
Foto: Divulgação / Prefeitura de Fortaleza

O Sistema Nacional de Emprego de Fortaleza (Sine Municipal) suspendeu o atendimento presencial durante a vigência do decreto de isolamento social no Ceará. As quatro unidades do Município estarão fechadas no período, mas alguns serviços poderão ocorrer de forma remota. 

Solicitações de seguro-desemprego e busca de vagas no mercado de trabalho poderão ser realizadas pelo:

  • E-mail: sinemunicipalfor@sde.fortaleza.ce.gov.br
  • Telefone: (85) 3105-3712 ou via WhatsApp (85) 98513-4385 (não recebe ligações), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Por meio dos canais de atendimento é possível ter acesso às informações sobre os benefícios ofertados, prazos, documentações e formas de acesso aos serviços online.

O trabalhador poderá conversar com um atendente, enviar documentação e realizar o cadastro do seguro-desemprego no sistema. Já o empregador pode contactar o Sine por meio do Whatsapp (85) 98970-3532 (não recebe ligações) ou pelo telefone (85) 3105-3712.

Unidades do Sine Municipal:

  • Sine Municipal I: rua Dom Jerônimo, 20 - Farias Brito
  • Sine Municipal III: avenida Jovita Feitosa, 1264 - Parquelândia
  • Sine Municipal V: avenida Augusto dos Anjos, 2466 - Bonsucesso
  • Sine Municipal VI: rua Padre Pedro Alencar, 789 - Messejana

Sine estadual 

Já o Sine Estadual manteve os atendimentos presenciais em todo o Ceará, que são realizados somente mediante agendamento. Em Fortaleza, os equipamentos ficam nos endereços:

  • Rua Assunção, 699 - Centro /  Fone: (85) 2180-6214 
  • Rua Valdetário Mota, 970 -  Papicu / Fone: (85) 2180-6213 
  • Av. Demétrio de Menezes, 3750 - Antônio Bezerra / Fone: (85) 2180-6216 - 
  • Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408 - Messejana / Fone: (85) 2180-6217 
  • Av. Carapinima, 2200 - Casa do Cidadão Shopping Benfica / Fone: (85) 2180-6215

Para ser atendido nas unidades é necessário agendar no Portal do IDT. Já o agendamento nos Vapt Vupt é feito no site: vaptvupt.sps.ce.gov.br. Os serviços ofertados são: cadastro ou encaminhamento para o mercado de trabalho, a habilitação ao seguro-desemprego e a entrega da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). 

Oferta e captação de vagas de emprego

Para quem deseja consultar ou se cadastrar a vagas de trabalho sem sair de casa, o Sistema Nacional do Emprego (Sine), gerido pelo Ministério da Economia, disponibiliza o aplicativo Sine Fácil (disponível para Android e iOS). No app, o trabalhador encontra informações sobre benefícios, exigências, valor do salário, localidade e tipo de contratação. 

Saiba como solicitar o seguro-desemprego

O requerimento do seguro-desemprego pode ser feito pelo site do Ministério da Economia, ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS). O benefício é concedido ao trabalhador demitido sem justa causa e pode ser solicitado de sete a 120 dias após a demissão.

Seja pelo site oficial ou por aplicativo de celular, o trabalhador deve ter em mãos o RG, CPF, CTPS e requerimento do seguro-desemprego, que deve ser solicitado ao empregador. A liberação da primeira parcela acontece 30 dias após a solicitação. Depois de aprovado, o saque do seguro-desemprego é pago pela Caixa Econômica Federal.

Serviço

Atendimento remoto Sine Municipal de Fortaleza
Período: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 17h
E-mail: sinemunicipalfor@sde.fortaleza.ce.gov.br
Telefone: (85) 3105-3712
Trabalhador: WhatsApp (85) 98513-4385 (não recebe ligações)
Empregador: Whatsapp (85) 98970-3532 (não recebe ligações)

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