Prouni divulga resultado da 1ª chamada; veja como consultar
A entrega da documentação segue até 17 de fevereiro

O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2025, foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC) na noite desta terça-feira (4). Os inscritos podem conferir o resultado pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Para este ano, o programa oferta 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas do País. Dessas bolsas, 203.539 são integrais e 134.905 são parciais.
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Conforme o Edital nº 2/2025, o prazo para entrega da documentação da primeira chamada começa nesta terça e segue até 17 de fevereiro. O candidato pode comparecer à instituição de educação superior ou encaminhar a documentação virtualmente.
A instituição deverá disponibilizar, em páginas na internet, campo específico para o encaminhamento. Caso não seja possível, informará colaboradores para receberem a documentação nos locais de oferta de curso em que houver candidatos selecionados, nos horários de funcionamento da instituição.
Histórico
Criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, o Prouni oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.
O programa ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior. Em 2025, o Prouni comemora 20 anos de existência, com mais de 3,4 milhões de estudantes beneficiados entre 2005 e 2024.
Nestas duas décadas, mulheres (56%) e negros (55%) foram maioria entre o público da política. Além disso, segundo o Censo da Educação Superior de 2023, ao se analisarem os efeitos do programa na taxa de conclusão de curso superior, verificou-se que 58% dos participantes concluíram a graduação. Ao todo, 1,46 milhão de bolsistas concluíram seus cursos de graduação.
Já entre os estudantes que não participam do programa, o percentual cai para 36%. Os dados ressaltam o impacto social do Prouni no acesso e na conclusão do ensino superior por parte de grupos vulnerabilizados.