Curso gratuito ensina programação a pessoas em vulnerabilidade social

A capacitação será online e deve selecionar pessoas entre 18 e 39 anos de 11 cidades, incluindo Fortaleza

Escrito por Redação ,
telas de computadores mostram códigos e números
Legenda: Formação em programação é voltada a pessoas em situação de vulnerabilidade social
Foto: Shutterstock

Um curso online seleciona pessoas entre 18 e 39 anos para capacitação em programação em 11 regiões metropolitanas do País, incluindo Fortaleza. Um total de 420 alunos será escolhido para a formação técnica na área de tecnologia, mesmo sem qualquer experiência na área. A inscrição está aberta até 25 de fevereiro.

O objetivo da ONG Recode, que organiza o curso gratuito, é o de capacitar jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social usando a tecnologia.

“A proposta é facilitar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de competências necessárias para o século XXI, alinhadas com a quarta revolução industrial, com a possibilidade de formação de desenvolvedores full stack”, informa Rodrigo Baggio, fundador e CEO da Recode. Programadores full stack são aqueles que entendem tudo que envolve o desenvolvimento de sites.

Veja também

Além da faixa etária, é requisito que o candidato ao Recode Pro tenha renda per capita familiar de até um salário mínimo e o ensino médio completo.

A previsão é de que 51% das vagas sejam destinadas a pretos e pardos, e 40% para mulheres. Pessoas LGBTQIA+ terão preferência nos critérios de desempate.

Formação online

O processo de formação acontece inteiramente online. De acordo com Baggio, a estrutura é dividida em fases. “A linguagem é extremamente acessível, com uma metodologia baseada na colaboração e na construção de projetos para a resolução de problemas sociais”, comenta.

O curso também aborda temas como criatividade, comunicação e atuação profissional, com preparação técnica para o trabalho em tecnologia e motivação para que o participante busque desenvolvimento contínuo.

Ainda segundo Baggio, o propósito do empoderamento digital, que norteia as ações e os projetos da ONG, parte da premissa de que a tecnologia pode, efetivamente, transformar a vida das pessoas. 

Curso gratuito de programação full stack

  • Inscrições: Até 25 de fevereiro, no site do Recode Pro
  • Duração da formação: Até dezembro de 2022
  • Carga horária: De segunda a sexta-feira, com quatro horas por dia
  • Quem pode se inscrever: Pessoas com renda familiar per capita de até um salário mínimo e ensino médio completo que morem em Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Recife, Salvador, Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre e Manaus
  • Faixa etária: de 18 a 39 anos
Assuntos Relacionados