O prazo para que os candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU) enviem a documentação comprobatória de títulos, para atribuição de pontos, encerra às 23h59 desta sexta-feira (11).
A data final havia sido prorrogada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pela banca examinadora, a Fundação Cesgranrio. A decisão de adiamento ocorreu por uma liminar da Justiça. Inicialmente, o prazo havia sido estendido apenas para os candidatos do bloco 4, que tiveram as notas liberadas horas depois que os demais, na terça-feira (8). Agora, a decisão abrange candidatos de todos os oito blocos temáticos,
O envio dos títulos deve ser feito exclusivamente pela área do candidato, no site do certame, mesmo endereço eletrônico em que foi realizada a inscrição.
É preciso ter atenção no momento de enviar os documentos, pois não será possível realizar qualquer alteração após a conclusão do envio dos títulos correspondente a um cargo/especialidade. Os documentos anexados serão encaminhados diretamente à banca examinadora do CNU.
O Ministério da Gestão informou que o envio dos documentos comprobatórios, previstos no edital do chamado Enem dos Concursos, é obrigatório para cada modalidade de título e poderá valer de 5% a 10% do total de pontos.
A falta de qualquer um dos documentos exigidos resultará na não pontuação do respectivo título. No entanto, a prova de títulos não possui caráter eliminatório, apenas classificatório, ou seja, a classificação do candidato pode mudar de acordo com a pontuação obtida nesta etapa.
Especificidades da prova de títulos
A etapa da prova de títulos só é prevista para alguns cargos no CNU. Nesse caso, a comprovação de experiências profissionais e titulação acadêmica ajuda a compor a nota final.
A etapa está disponível para os candidatos que atingiram a nota de corte na prova objetiva e, agora, são convocados a enviar a documentação. Todo o processo, inclusive, é feito por meio do site do concurso.
Quem não enviar os documentos ou enviá-los da forma incorreta receberá nota zero nesta etapa, mas não será desclassificado. A nota preliminar será divulgada no dia 4 de novembro.
Veja os próximos passos do CNU
- Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva: 17 e outubro;
- Convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas a negros e indígenas: 17 de outubro;
- Prazo para perícia médica dos candidatos que se declararem com deficiência: 17 a 25 de outubro;
- Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros;
- Procedimento de confirmação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas a indígenas: 2 e 3 novembro;
- Resultado preliminar da avaliação de títulos: 4 de novembro;
- Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos: 4 e 5 de novembro;
- Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência: 13 de novembro;
- Prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos; concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência: 13 e 14 de novembro;
- Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos: 19 de novembro;
- Previsão de divulgação dos resultados finais: 21 de novembro;
- Início da convocação para posse e cursos de formação: janeiro de 2025.