Se você é um dos 4,3 milhões de estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estar alimentado adequadamente é fundamental para manter o foco e o bem-estar durante o longo período de provas. O que consumir, então? O Diário do Nordeste listou itens que ajudam no rendimento e até aqueles que devem ser evitados.
Sim, é permitido lanchar durante o Enem. No entanto, todos os alimentos e bebidas que o candidato levar podem ser vistoriados pelo chefe de sala.
Para quem enfrenta horas de prova, optar por lanches práticos e nutritivos pode ajudar na concentração e na energia, evitando desconfortos e quedas de rendimento. Em entrevista à reportagem, a nutricionista clínica Mirella Sales traz orientações para os estudantes.
Segundo a profissional, alimentos ricos em carboidratos complexos, proteínas e gorduras boas são ideais para sustentar a energia ao longo da prova.
Barrinhas de cereais integrais, frutas desidratadas e castanhas, por exemplo, são recomendados, pois têm digestão lenta e fornecem energia de forma contínua. “Esses alimentos evitam picos e quedas abruptas de glicose, o que ajuda a manter o nível de concentração”, explica.
O que evitar durante a prova
Doces e chocolates ao leite devem ser evitados, por elevarem picos rápidos de glicose seguidos de queda de energia. As consequências disso são sonolência e falta de foco. Alimentos gordurosos e pesados, como frituras e lanches industrializados, também não são recomendados, pois exigem mais do sistema digestivo e podem provocar desconforto, alerta a nutricionista.
Para quem deseja consumir cafeína, a orientação é moderação. Mirella sugere pequenas quantidades, como uma xícara de café pela manhã, que pode ajudar na concentração. Já bebidas energéticas devem ser evitadas, pois o efeito inicial pode ser seguido de uma queda brusca de energia e provocar, além de aumentar a frequência cardíaca.
Qual lanche levar para o Enem?
Para garantir a segurança da prova, o recomendado é levar alimentos em embalagens lacradas. Caso o candidato prefira frutas cortadas, bolos ou sanduíches, também são permitidos, desde que estejam em depósitos transparentes. Frutas inteiras também são permitidas.
Bebidas são autorizadas, mas precisam estar em embalagens lacradas ou em garrafas transparentes. É importante lembrar que bebidas alcoólicas são proibidas.
Como opções práticas para levar ao Enem, Mirella sugere barrinhas de nuts, frutas frescas como banana e maçã, e frutas desidratadas, combinadas com castanhas e nozes. Biscoitos integrais e sanduíches com pão integral e uma proteína magra, como queijo branco, também são boas escolhas, proporcionando saciedade e energia ao longo da prova.
Casos de ansiedade ou restrições alimentares
Para estudantes que ficam ansiosos e perdem o apetite, a nutricionista recomenda alimentos de fácil digestão e alta densidade energética, como frutas e pequenos pedaços de chocolate 70% cacau. Já para quem enfrenta compulsão, o ideal é optar por alimentos que ajudem a controlar a saciedade, como barrinhas de cereais integrais e frutas com fibras.
Pessoas intolerantes à lactose podem priorizar frutas, oleaginosas e lanches sem lácteos, ou optar por substitutos, como queijos sem lactose.