Enem 2024: veja dicas para evitar o nervosismo às vésperas das provas

Com a chegada do exame, especialistas dão dicas de como dominar as emoções antes das provas

Neste domingo (3), ocorre o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para mais de 4,3 milhões de inscritos confirmados. Nessa reta final, é comum que muitos estudantes se sintam pressionados para fazerem uma boa prova e tenham expectativas. É então que entra um dos potenciais empecilhos para um bom desempenho: o nervosismo.

Embora sentir ansiedade antes de um grande teste seja natural, é preciso ter cuidado. Marden Moura, professor de filosofia do pré-universitário do Colégio Christus, explica que dominar as emoções nos dias anteriores à prova é tão importante quanto ter todos os conteúdos na ponta da língua.

"Aristóteles, filósofo grego que possui certa incidência no Enem, dizia que a virtude estava no equilíbrio e, por essa razão, é importante que, nessa reta final, os estudantes busquem realizar um bom descanso para não chegar à prova cansados, mas também é preciso fazer uma revisão qualitativa", recomenda.

Os educadores relatam que alguns alunos podem se sentir perdidos sobre o que fazer ou não às vésperas do Enem. Ao Diário do Nordeste, a professora de língua portuguesa Ana Cecília de Sousa, que dá aulas para pré-vestibulandos em um curso na Universidade Federal do Ceará (UFC), destaca que manter a calma, cercar o ambiente social de boas energias e revisar os últimos tópicos podem ser ótimos fatores para os candidatos dominarem o nervosismo.

"Os dias finais são muito corridos, mas os estudantes precisam ter cautela consigo mesmos. É preciso que eles confiem no trabalho que fizeram ao longo de todo o ano e tenham essa segurança de que a prova é o resultado do esforço em equipe", declara.

Como abordado por Cecília, relação entre educador e estudante é, muita das vezes, o elo que ajuda a transformar o sonho em realidade. A estudante de ciências sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC) Isabela Torres, que dá aulas para pré-vestibulandos em um curso na instituição, também comenta que a parceria na sala de aula é um dos fatores que potencializam a confiança dos alunos antes e durante o exame.

"Todos que estão cursando o Enem têm o sonho de entrar em uma universidade. Essa não é simplesmente uma prova, mas representa a expectativa de muitas pessoas e famílias. Então, para nós, professores, repassar os conteúdos importantes para a prova é importante, mas também é entender as diferentes realidades dos alunos e criar um ambiente saudável e longe de pressões que possam atrapalhá-los", reforça.

Dicas para os momentos finais

Ao ouvir os educadores, o Diário do Nordeste formulou uma lista de preparativos para ajudar os candidatos a lidarem melhor com o nervosismo que pode surgir nas vésperas do Enem

  • Faça um breve cronograma de estudos e pontue o que é mais importante para ser revisado antes do exame
  • Pratique simulados com questões das edições anteriores do Enem, para ter uma percepção mais clara dos conteúdos que podem aparecer nas questões
  • No dia anterior à aplicação, tenha uma boa noite de sono e opte por refeições mais leves, para que o corpo não fique sobrecarregado
  • É recomendável praticar atividades físicas de baixo impacto, como caminhar, correr ao ar livre ou andar de bicicleta. O corpo cansado afeta a mente.
  • Não se culpe por optar pelo lazer ao invés da revisão. Os momentos leves são importantes para descontrair e relaxar.
  • Cheque com antecedência o local de prova e os horários para a abertura e fechamento dos portões, além de separar documentos e o material permitido para a realização da prova.

*Sob a supervisão da jornalista Mariana Lazari