O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abriu, nesta segunda-feira (2), as inscrições para o vestibular do ano letivo de 2022. Ao todo, são 150 vagas para formação de engenheiros. O prazo vai até 15 de setembro. A taxa é no valor de R$ 170,00.
O certame foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda. As oportunidades são para homens e mulheres.
Para participar, é necessário ter o ensino fundamental completo, ser brasileiro e não completar 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula para ingresso no curso.
O primeiro exame ocorrerá em 20 de novembro. Os endereços dos locais de realização das provas, salas e número de inscrição serão publicados a partir de 25 de setembro.
Do total de vagas, 30 são destinadas para optantes à carreira militar. Ou seja, aqueles candidatos que tenham interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira, sendo 24 destinadas à ampla concorrência e seis a candidatos autodeclarados negros.
O concurso terá três fases. Veja como serão:
1ª fase
Nesta etapa, ocorrerá um exame de escolaridade, com prova em um único dia, composta por questões objetivas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês.
2ª fase
Aqui, também haverá exame de escolaridade, mas com provas em dois dias, compostas por questões dissertativas de Matemática, Física, Química e uma Redação.
3ª fase
Ocorrerá uma inspeção de saúde prevista para o ingresso na Força Aérea Brasileira. Nela, o candidato passará por exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológicos, definidos em Instruções do Comando da Aeronáutica.
Veja os detalhes do concurso
- Órgão: Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)
- Inscrições: Somente no site do ITA
- Vagas: 150
- Requisitos: brasileiro nato, ensino médio completo e não completar 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso
- Inscrições: 2 de agosto a 15 de setembro
- Taxa: R$170
- Prova da 1º fase: 20 de novembro, às 8 horas
- Provas da 2ª fase: 24 e 25 de novembro, às 8 horas
- Divulgação dos locais de prova: será no dia 25 de setembro, no site do ITA