O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) alcançou a marca de 1 milhão de inscritos nesta sexta-feira (26), segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. As inscrições estão abertas até o dia 9 de fevereiro.
As taxas de inscrição são de R$ 90 para os cargos de nível superior e de R$ 60 para o bloco de cargos de nível médio. Os candidatos podem solicitar a isenção da taxa até esta sexta.
Têm direito à gratuidade estudantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), doadores de medula óssea, bolsistas e ex-bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) e quem cursar ou já tiver cursado o ensino superior por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Concurso Unificado irá selecionar 6,6 mil servidores para atuarem em 21 órgãos federais.
Detalhes do concurso
Das 6.640 vagas ofertadas, grande parte ainda não tem a lotação definida ou os aprovados poderão trabalhar em diversas cidades do País. Neste caso, é preciso consultar os editais e acessar a vaga de interesse para saber os possíveis locais de trabalho indicados.
Dentre os locais já definidos, Brasília concentra a maior quantidade de postos de trabalho: 1.997 vagas. Já os cargos onde os aprovados poderão ser lotados na Capital Federal ou no Rio de Janeiro somam 264 vagas.
CRONOGRAMA
- Inscrições: 19 de janeiro a 9 de fevereiro
- Solicitação de isenção da taxa de inscrição: até 26 de janeiro
- Data da prova: 5 de maio
- Resultado: 30 de julho
- Primeiras convocações: 5 de agosto
Blocos temáticos do CNU
- Bloco 1: Infraestrutura, Exatas e Engenharias (727 vagas)
- Bloco 2: Tecnologia, Dados e Informação (597 vagas)
- Bloco 3: Ambiental, Agrário e Biológicas (530 vagas)
- Bloco 4: Trabalho e Saúde do Servidor (971 vagas)
- Bloco 5: Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (1.016 vagas)
- Bloco 6: Setores Econômicos e Regulação (359 vagas)
- Bloco 7: Gestão Governamental e Administração Pública (1.748 vagas)
- Bloco 8: Nível Intermediário (692 vagas)