Pesquisa Quaest Fortaleza: 71% do eleitorado ainda não sabem em quem votar para prefeito

O levantamento foi encomendado pela TV Verdes Mares e ouviu 900 eleitores de Fortaleza entre os dias 19 e 21 de agosto

Primeira pesquisa Quaest de intenção de voto para a Prefeitura de Fortaleza, divulgada nesta quinta-feira (22), mostra que o fortalezense ainda está distante da rotina eleitoral quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, que é o cenário espontâneo.

Com a campanha iniciada em 16 de agosto, o instituto aponta que 71% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar. Apenas 29% dos fortalezenses já decidiram o voto com menos de uma semana de campanha nas ruas. 

Os debates, entrevistas e divulgação de propostas dos candidatos são, agora, primordiais para conduzir a decisão do voto do eleitor nas próximas semanas, tendo em vista que o primeiro turno da eleição dura apenas 45 dias. 

O levantamento foi encomendado pela TV Verdes Mares e ouviu 900 pessoas. A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de agosto, com eleitores votantes na cidade de Fortaleza. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A soma dos percentuais pode não totalizar 100% em decorrência de arredondamentos. 

Intenção de voto para Prefeito - Espontânea 

Indecisos: 71%
André Fernandes (PL): 10%
Capitão Wagner (União): 6%
Evandro Leitão (PT): 5%
José Sarto (PDT): 5%
Eduardo Girão (Novo): 0%
Chico Malta (PCB): 0%
Outros: 1% 
Branco/Nulo/Não vai votar: 2% 

O alto índice de indecisão dos eleitores na reta final de agosto não é nenhuma novidade e deve cair na medida em que a data da eleição se aproxima.  

Nas ruas e nas redes sociais, a campanha chegará ao rádio e à televisão apenas no dia 30 deste mês, que é quando os candidatos chegam a um público maior e colocam de fato a agenda eleitoral no expediente dos fortalezenses. 

A pesquisa foi realizada pelo instituto Quaest e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número CE-04809/2024. O nível de confiança estimado é de 95%. Os eleitores foram ouvidos de forma presencial em bairros da capital cearense.