O comércio de Fortaleza terá uma ação de dia livre de impostos no próximo mês. A tradicional iniciativa da CDL Jovem (Câmara de Dirigentes Lojistas), que chega à 16ª edição, ocorrerá em 2 de junho.
Os descontos chegam a 78% e correspondem aos impostos que incidem sobre as mercadorias. Os lojistas participantes arcam com os custos e abrem mão de margens de lucro para evidenciar o peso dos impostos para os compradores.
Participarão do evento lojas de rua e dos shoppings Riomar Fortaleza e Riomar Kennedy.
O objetivo da ação é chamar atenção da sociedade e conscientizar lojistas e consumidores sobre o impacto da carga tributária nos preços dos produtos.
A expectativa dos organizadores é que mais de 200 empresas façam parte do Dia Livre de Impostos em Fortaleza.
Alerta aos contribuintes
“Essa ação é um manifesto, um protesto, porque trabalhamos 6 meses durante o ano apenas para pagar impostos e o retorno que temos é muito baixo", ressalta o presidente da CDL Jovem de Fortaleza, Roberto Júnior.
Ele lembra que o Impostômetro, ferramenta que calcula quanto de impostos os brasileiros pagam, alcançou, em 2022, o valor arrecadado de R$ 1 trilhão no dia 3 de maio. Em 2021, a marca havia sido atingida em 19 de maio, 16 dias antes. "O que isso quer dizer? Os impostos estão aumentando. Isso reforça nosso grito para alertar a alta carga tributária", afirma o empresário.
Setores com maiores descontos
Conforme Roberto Júnior, dois setores se destacam com os descontos mais altos durante a ação.
O primeiro deles é o de perfumaria, cujos abatimentos chegam a 78,99%, no caso dos importados; e o segundo é o de óticas, com descontos de até 45,31%.