Com investimento de R$ 4,7 bi, termelétrica a gás natural no Pecém tem pré-contrato assinado

Serão gerados 1.700 empregos durante a construção. Empreendimento tem previsão de iniciar operações em julho de 2026

Foto: Divulgação
Página patrocinada por:
A Portocem assinou nessa, quarta-feira (7), um pré-contrato com o Complexo do Pecém (Cipp S/A), no Ceará, para a construção de uma usina termelétrica movida a gás natural com previsão para entrar em operação em julho de 2026. O empreendimento é um investimento da Ceiba Energy, no valor de R$ 4,7 bilhões. A informação foi obtida em primeira mão por esta Coluna.
Com capacidade de 1.572 MW, a usina vai operar nos momentos de baixo nível nos reservatórios das hidrelétricas, baixa velocidade de ventos (que prejudica a geração eólica) e baixa intensidade de sol (geração fotovoltaica).

Veja também

 
Durante a construção, com prazo estimado de 3 anos e meio, serão gerados 1.700 empregos. Estão previstas obras de implantação, que englobam a construção de estruturas, além da montagem dos equipamentos elétricos e mecânicos.
 
“Nosso projeto não é apenas mais um projeto de geração de energia. Ele é estruturante e transformacional para a região Nordeste, permitindo que, com a criação do terminal de regasificação (FSRU), a região vire um importante hub de gás natural na América Latina e atue como uma âncora fundamental para a atração de diversos outros investimentos sustentáveis e importantes”, afirma Ronan Dias, CEO da Portocem.       
 
De acordo com Dias, a Portocem se beneficiará de uma localização privilegiada, com uma infraestrutura robusta. “A zona industrial de Pecém tem proximidade com o ponto de conexão elétrica do sistema interligado nacional, e o Porto possui características favoráveis para a infraestrutura de GNL, com profundidade e espaço para operação”, destaca.

Infraestrutura

A indústria será implantada na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará).
 
Composta por 4 turbinas geradoras em ciclo simples, movidas a gás natural, a planta terá uma linha de transmissão de 8 km que conectará a usina ao SIN, através da Subestação Pecém 2.
O empreendimento receberá gás natural de uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU) que será afretada pela Portocem e ficará permanentemente atracada dentro da área abrigada do Porto de Pecém. 
“Esse é um projeto de alto investimento, um dos maiores já planejados para o Estado do Ceará. Será aqui a primeira usina termelétrica a gás natural do Brasil instalada numa zona de processamento de exportação, na nossa ZPE Ceará. Além disso, teremos a instalação do suprimento de GNL em área abrigada no Porto do Pecém. Ou seja, a Portocém chega para fortalecer o nosso complexo industrial e portuário como um importante equipamento para a cadeia de produção do gás natural na América Latina”, celebra Danilo Serpa, presidente do Complexo do Pecém (CIPP S/A).

Leilão

A Usina Termelétrica Portocem (UTE Portocem) foi a maior vencedora do 1º Leilão de Reserva de Capacidade de Potência, realizado em dezembro de 2021 pela Aneel e pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), para contratação de reserva de potência para o SIN (Sistema Interligado Nacional), e será implantada na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), uma empresa do Complexo do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza.
 


Assuntos Relacionados