Única seleção cinco estrelas do planeta

Legenda: O Brasil garantiu vaga para a Copa do Mundo de forma invicta nas Eliminatórias
Foto: Divulgação / CBF

A Seleção Brasileira de futebol profissional deu um show nas eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar. Concluiu de forma invicta a sua jornada, marcando 45 pontos, seis a mais que a Argentina, segunda colocada. Estão garantidos para a Copa no Catar as seleções do Brasil, Argentina, Uruguai e Equador. O Peru vai disputar a repescagem. Conclusão: mais uma vez, a Canarinho confirmou ser praticante do melhor futebol da América do Sul. Agora vem a indagação fundamental: o Brasil terá condições de enfrentar as fortes seleções europeias? A liderança na América do Sul é suficiente? Resposta simples: é preciso testar. Nos últimos tempos, há uma nítida superioridade dos europeus. Retomaram a hegemonia. Desde a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, apenas países europeus são campeões: Itália (2006), Espanha (2010), Alemanha (2014) e França (2018). Se o Brasil não ganhar a Copa do Catar, fechará o período de 20 anos de jejum. Para quem já foi o maior do mundo, é desesperador ficar nesta longa fila de espera. Numa avaliação isenta, os europeus continuarão favoritos, mas, de qualquer forma, não se pode descartar a única seleção que tem cinco estrelas no peito. 

 

Chance 

 

Neymar está com 30 anos de idade. Além da Copa do Catar, ainda terá condições de disputar a Copa do Mundo de 2026. São as chances que terá para conquistar o sonhado título mundial pela Canarinho. Nilton Santos foi o jogador brasileiro mais velho a conquistar título mundial pelo Brasil. Aos 37 anos de idade, sagrou-se bicampeão mundial pela Canarinho no Chile em 1962. 

 

Mais velho 

 

Se Daniel Alves for confirmado na Seleção Brasileira que vai disputar a Copa do Catar, ultrapassará a marca de Nilton Santos que com 37 anos disputou a Copa do Chile. Daniel está com 38 anos de idade. Detalhe é que Nilton, com 37 anos, foi bicampeão do mundo na Copa do Chile. No caso, para bater a marca de Nilton Santos, Daniel terá de se sagrar campeão no Catar. 

 

Quatro Copas 

 

Nilton Santos foi reserva, vice-campeão mundial em 1950, na tragédia da perda do título para o Uruguai, no famoso Maracanazzo. Foi titular na Copa de 1954, quando o Brasil foi eliminado pela Hungria de Puskas. Foi titular em 1958, na Suécia, quando se sagrou campeão mundial. Foi titular em 1962, quando se sagrou bicampeão mundial no Chile.   

 

Despedida 

 

Pelé disputou sua última Copa do Mundo quando tinha 29 anos de idade. Foi a Copa do México em 1970. Logo depois anunciou que não iria mais disputar outra Copa do Mundo pela Seleção Brasileira. Pelé, aos 33 anos de idade, poderia ter disputado a Copa do Mundo de 1974 na Alemanha, pois ainda estava em atividade, mas abdicou.