Últimas chances para fugir da degola

A 37ª rodada da Série A nacional está trazendo apreensões aos que ainda não conseguiram assegurar presença na elite em 2021. Vasco e Bahia estão próximos do cadafalso. O Vasco vem pedindo para cair. A cada rodada, um insucesso. Há quatro rodadas não vence. Perdeu as três últimas partidas. Síntese: empatou com o Bahia em São Januário, perdeu para o Flamengo (2 x 0), para o Fortaleza (3 x 0) e para o Internacional (0 x 2). Agora jogará com o Corinthians no itaquerão. O Bahia empatou com o Vasco (0 x 0), perdeu para o Fluminense na Fonte Nova (0 x 1), empatou com o Goiás na Fonte Nova (3 x 3) e empatou com o Atlético-MG no Mineirão (1 x 1). Agora enfrentará o Fortaleza. A situação mais delicada é a do Vasco, que não tem conseguido ganhar de ninguém. Entretanto, é preciso ficar atento. O futebol tem apresentado surpresas inacreditáveis. Exemplos recentes: o Sport ganhou do líder Internacional dentro do Beira-Rio e o Ceará ganhou do Flamengo (0 x 2) em pleno Maracanã. Tudo pode acontecer. O Vasco pode sim surpreender o Corinthians no Itaquerão. Por isso mesmo o Fortaleza tem de colocar as barbas de molho. É ganhar do Bahia. E pronto. 

Perigo total 

O Vasco pode escapar, mas está difícil. O problema é visível: o time não liga pé com cabeça. O Vanderlei Luxemburgo já fez de tudo, mas o time não engrena. Pior é que terá de assumir riscos, abrindo a guarda. Sua defesa fica exposta como aconteceu na derrota diante do Fortaleza aqui. 

Ajuda 

Se o Fortaleza ganhar do Bahia no Castelão, ajuda o Vasco. Mesmo assim, o Vasco terá de ganhar do Corinthians em São Paulo. Portanto, nada boas as perspectivas. Se bem que na rodada final o Bahia pega o Santos e o Vasco pega o Goiás, teoricamente um adversário mais fácil. Incógnita total. 

Realidade 

Sonhar com a pré-Libertadores virou utopia para o Ceará, a não ser que haja uma combinação de resultados. Pelo que vejo da atual produção alvinegra, entendo viável a Sul-Americana. A Libertadores virou ilusão de poucas. Mas, no futebol, tudo é possível. 

Inadmissível o VAR descalibrado em qualquer circunstância. Muito mais inadmissível num jogo de definição como Vasco x Internacional em São Januário.

Um jogo onde havia interesse de título (caso do Inter) e luta contra o rebaixamento (caso do Vasco). Inaceitável. Parece coisa de encomenda.