Tricolor altivo dentro da Vila

O Fortaleza alcançou bom resultado diante do Santos (1 x 1) pela Série A do Campeonato Brasileiro. Pelo que vinha produzindo, era previsível um êxito lá. Rogério Ceni foi mais ousado que imaginei. A princípio não marcou embaixo. Teve boa conclusão com Osvaldo e mandou bola na trave com Wellington Paulista. A partir dos 30 minutos, o Santos apertou. Soteldo criou embaraços, Arthur perdeu boa chance e Kaio Jorge mandou na trave. Aos 42, Madson fez Santos 1 a 0. Na fase final, a bravura do Leão.

Logo no início o empate com Gabriel Dias (1 x 1), que fez bela partida. Cuca fez entrar os atacantes Raniel e Lucas Braga. Deu o recado de que ia para o tudo ou nada. O Fortaleza perdeu Felipe, contundido. Ronald entrou bem. Yuri César e Romarinho no trabalho de contra-ataque. Bons momentos também com Fragapane. Fortaleza tinha espaços para jogar, mas sentiu a pressão e em momentos por pouco não sofreu o segundo gol. O Santos teve as duas melhores oportunidades para ganhar o jogo. Uma com Soteldo, livre na área. E a outra com Raniel. Na avaliação geral, o placar acabou fazendo justiça. Destaques para as atuações de Soteldo pelo Santos e Gabriel Dias pelo Fortaleza. O Tricolor novamente jogou com muita altivez na Vila.

Tropeço

O Ceará mais uma vez peca pela desatenção. Inaceitável tomar um gol com menos de dois minutos de jogo, máxime pela forma como aconteceu. Tropeçou mais uma vez na mesma pedra, ou seja, na lanterna adversária. Pior que isso foi conseguir o mais difícil, ou seja, a virada com Charles, 1 x 1, e Vina, 2 x 1. E depois aceitar o empate.

Times médios

O problema grave é aqui, dentro de casa, não ganhar de time médio. Isso traz sérias complicações. No somatório, em dois domingos, dois péssimos resultados diante de times fora do rol dos chamados grandes. Ganhou um ponto apenas em confrontos com lanternas Bragantino e Goiás. Sinal de alerta. Isso é muito perigoso.

Recado

Falta de aviso não foi. Antes do gol de empate, gol de David Duarte, o Goiás já chegara. O lateral-esquerdo Caju havia perdido um gol incrível. O Ceará sentiu o avanço do visitante e, mesmo assim, não soube controlar a situação nos momentos finais. Pior ainda: tomou um gol de bola parada, quando é mais fácil organizar a marcação. Lamentável.

O Ferroviário é líder. E assim pode permanecer caso o Santas Cruz perca o jogo de hoje para o Jacuipense. O Santa é favorito porque joga em casa no Estádio Arruda. Basta um empate para o Santa retomar a liderança. A conferir, pois, como será.

A vitória do Ferroviário diante do Imperatriz no Maranhão reanimou o grupo. O problema coral tem sido as oscilações. Alguns resultados inexplicáveis: no Castelão a derrota para o Paysandu e o empate com o Manaus. Dá uma espécie de apagão.