Suplício a cada rodada da Série A

A luta contra o rebaixamento se acentua. Na medida em que o Campeonato Brasileiro se aproxima do fim, é natural que a angústia aumente entre aqueles que estão pendurados na incerteza de resultados bons. Assim, Sport, Vasco, Fortaleza e Bahia passarão por momentos extremamente difíceis a partir de agora. Há uma interdependência de resultados que leva um clube a ficar de olho nos concorrentes. Não é apenas cada um fazer a parte que lhe cabe. Além disso, tem de “secar” os demais. Desses times citados, o Vasco tem um jogo a menos. Isso pode representar mais três pontos na contagem vascaína. Mas há que se admitir a dificuldade que terá o Vasco nessa complementação, pois enfrentará o Palmeiras no Allianz Parque no dia 27 de janeiro. Tarefa muito delicada. O Goiás está na UTI, entubado, mas não está morto. Botafogo e Coritiba aguardam apenas o atestado de óbito. Quem escapa? Não há como responder. As dificuldades serão muitas. Há que se ver os adversários de cada concorrente e também as condições do próprio time diante dos desafios. O Fortaleza, por exemplo, experimenta fase nebulosa. Vai depender de um “estalo” para retomar o belo futebol. Tudo imprevisível. 

Jogo a jogo 
Correto será uma preparação específica. Todos terão as mesmas dificuldades, com as variações de mando de campo e qualidade dos adversários. Ainda assim será difícil avaliar o grau de desafio, já pela variedade de objetivos: times que lutam pelo título, time que luta para não cair.

Ídolo 
Vina está numa fase excepcional. Louvável o movimento no sentido de alongar o tempo de seu contrato com o Ceará. Alcançou a plena forma, apesar dos quatro meses de atividade física precária em casa. Em nenhum momento deu sinais de ter sido prejudicado por preparação assim.

Objetivo 
Tenho escutado opiniões diversas, dando conta de que o Ceará já está garantido na Série A 2021. Tudo bem. Está próximo mesmo. Mas seria interessante que mantivesse o foco, buscando uma vaga na Libertadores. Aí seria fechar 2020 com uma conquista inédita para o futebol cearense.