Primeiro desafio do Fortaleza 2021

A previsão de jogo muito difícil do Fortaleza na Ilha do Retiro, amanhã, tem uma razão de ser: nos recentes confrontos, tudo foi muito complicado. Pela Copa do Nordeste, no Estádio Pituaçu em Salvador, a decisão da vaga foi para os pênaltis, após empate (0 x 0) no tempo normal. Aqui, no jogo pelo turno da Série A, deu vitória apertada do Fortaleza (1 x 0) no Castelão, gol de Wellington Paulista, cobrando pênalti. Nesse jogo o Fortaleza passou por dificuldades bem significativas. O Sport mandou duas bolas na trave: uma com Bruninho e outra com Luciano Juba. Além disso, o mesmo Bruninho bateu uma falta na qual Felipe Alves ficou no contrapé, pois desviou num zagueiro tricolor. A bola passou rente. Sendo assim, não há como se esperar barra mansa na Ilha do Retiro. Há que se esperar responsabilidade maior. O Sport andou aprontando algumas. Basta ver a bela vitória (1 x 2) sobre o Grêmio em Porto Alegre. Uma surpresa muito grande. De qualquer maneira, fica posto que o Fortaleza, apesar dos obstáculos, saiu vitorioso nos dois confrontos. Mas agora as circunstâncias são diferentes. Até que ponto a contaminação de atletas tricolores pela Covid poderá comprometer a proposta do Fortaleza? Preocupante situação. Imprevisíveis consequências. 

Sonho de título 

O Internacional, adversário do Ceará, quinta-feira, no Castelão, ainda sonha com o título. Faltam onze jogos. O Inter é o quarto colocado com 47 pontos, nove pontos atrás do líder São Paulo, que tem 56. É difícil neutralizar a diferença, mas é possível. O Inter precisa da vitória. 

Objetivo 

Para quem sonha com o título como Inter, um empate aqui com o Ceará será desilusão. Presume-se, pois, que o time gaúcho venha com objetivos ofensivos. Ao Ceará pegará bem um modelo semelhante ao aplicado no primeiro tempo na Vila Belmiro, quando dominou o Santos. Boa opção. 

Condições 

Creio que Guto Ferreira analisou com a comissão técnica os motivos que levaram o Ceará a uma incrível queda de produção no segundo tempo na Vila. A recente “folga” foi de pouco valia para a recuperação total do grupo. Um erro na rotatividade poderá comprometer tudo.   

Pílulas 

Apesar de rivais, Ceará e Fortaleza têm um ponto em comum garantido para 2021: o patrocínio da Brisanet, Telecom Nordestina que opera Internet por fibra ótica. A empresa patrocina mais cinco clubes na Paraíba e Rio Grande do Norte. “A Brisanet tem por diretriz apoiar o desenvolvimento econômico e social das localidades onde atua”, diz João Estevam, diretor comercial da empresa.