Momentos sublimes da vitória alvinegra

Veja análise de Tom Barros

Legenda: Lima e Vina, juntos, marcaram 19 gols no Brasileirão 2020
Foto: Thiago Gadelha/SVM

O Ceará venceu com méritos. Fez melhor primeiro tempo. Vina perdeu um pênalti e mais duas grandes chances em passes perfeitos de Cleber, que esteve muito bem no jogo. O Fortaleza, exceto o lance em que Bruno Melo perdeu notável oportunidade, pouco incomodou. Na fase final, dois momentos sublimes, de elevada inspiração, fizeram a diferença.  Lima, como nos velhos tempos, empreendeu uma corrida determinada na direção do gol. Ninguém foi capaz de barrar seu objetivo. Com um toque sutil, tirou a bola do alcance de Felipe Alves e fez Ceará 1 x 0. pouco tempo depois, a vez de Clebão. Ao receber o passe, à moda futsal ajeitou a bola. E daí um disparo próprio dos grandes artilheiros. Felipe Alves não viu nem por onde a bola passou. Nem mesmo com a entrada de Osvaldo e Bergson o Fortaleza teve o crescimento desejado pelo treinador Marcelo Chamusca. A derrota deixa o Leão apreensivo. Reduzida a dois pontos a diferença para a zona de rebaixamento. Quanto ao Ceará, ganha tranquilidade em nono lugar, agora com 35 pontos. E serenidade para encarar o Internacional no Castelão. Os ares estão bem favoráveis ao alvinegro. Resta não deixar passar nova chance de triunfo em casa. 

>Veja tudo sobre a vitória alvinegra

Vitória 

É preciso muita atenção nos clubes da zona de rebaixamento. O Vasco da Gama, que ainda tem um jogo a menos, ganhou do Santos. E pode chegar a 31 pontos, caso ganhe do Palmeiras, o jogo atrasado. É difícil, mas é possível. O jogo será no Allianz Parque no dia 27 de janeiro. 

Vitória II 

O Botafogo também venceu. Ganhou do Coritibia e chegou aos 23 pontos. Na próxima rodada pega o Corinthians no Engenhão. Tá complicado, mas respira. Uma nova vitória o leva a 26 pontos. Reação é possível na reta final. Lembram do que fez o Ceará no milagre promovido pelo Lisca? 

Desdém 

Ninguém pode desdenhar desses times que estão atrás. O poder de reação parece impossível, mas no futebol acontecem coisas inacreditáveis. Não tem cabimento desprezo antecipado por times que têm história. É recomendável respeito e prudência.  

Flamengo 

O Fortaleza precisa reencontrar a vitória. E agora a obrigação de ganhar pega logo diante de si o Flamengo de Rogério Ceni. Um Flamengo vice-líder da Série A nacional. No Maracanã, o Fortaleza perdeu o jogo (2 x 1), mas, teve condições de ganhar. Jogou muito bem. Agora os tempos são outros. Desafio que Chamusca terá de encarar, sob forte pressão. Delicada situação.   

Pílulas 

O Floresta está com a mão na vaga para passar às quartas de final da Série D Nacional. O empate (2 x 2) com o Juventude no Estádio Pinheirão em São Mateus no Maranhão traz a decisão para Fortaleza, onde o Floresta terá amplas condições de vitória. O jogo está marcado para domingo próximo, dia 27, às 16 horas, no Castelão. O Floresta está muito bem na competição.