Fortaleza e Ceará entre a realidade e a ilusão

Legenda: O Fortaleza não fez boa partida e empatou em 1 a 1 com o Botafogo/PB em João Pessoa pela Copa do Nordeste
Foto: Bruno Oliveira / Fortaleza EC

Antes do início da Copa do Nordeste, a impressão era de que o Fortaleza e o Ceará, únicos times da região integrantes da Série A nacional, logo demonstrariam sua superioridade diante dos concorrentes. Agora, com cinco rodadas realizadas, há indicativos de que a situação será mais complicada. O empate do Fortaleza com o Náutico (2 x 2) em Recife e o empate com o Botafogo (1 x 1) em João Pessoa revelaram senões inquietantes. No primeiro, falhas pontuais na defesa; no segundo, o calor que o Botafogo deu no primeiro tempo. Em nenhum momento a lembrança do time do Vojvoda, agudo, dominador, intensivo. O Ceará também experimenta situação parecida com a do Fortaleza, ou seja, dois empates nos dois últimos jogos. Contra o Sampaio Corrêa, o Ceará deixou a desejar. Contra o Sport, mereceu ganhar pelo primeiro tempo que fez. Na fase final, nem tanto. Portanto, as ilusões de uma superioridade significativa dos cearenses vão cedendo espaço a uma visão mais crítica. Continuam com melhor estrutura e elencos com opções mais adequadas, mas isso na teoria. Na prática, as vantagens não são observadas na medida esperada. Tudo isso serve de alerta geral. 

 

Cobranças 

 

É muito natural que, com o avanço das competições, sejam ampliadas as cobranças. A questão é que, na memória do torcedor, ainda está bem fixada a imagem de sucesso dos dois representantes cearenses na Série A nacional. É lógico que qualquer produção abaixo da mostrada em 2021 será motivo para protestos e pressões. 

 

Contratações 

 

Não tenham dúvida de que o investimento feito terá de retornar sob a forma de êxito em campo. É claro que, no momento próprio, passado o tempo para as devidas adequações, Silvio Romero e Renato Kayzer serão cobrados. E eles sabem que será assim. Faz parte. Prefiro entender que ambos corresponderão. Um pouco de paciência, gente. 

 

Ritmo 

 

Há jogadores que, pelas suas próprias condições, conseguem alcançar de forma mais rápida o ritmo desejado. Cito, por exemplo, Pikachu. Está muito bem. Nem parece início de temporada. Sua participação coletiva está em alta, além dos gols que já marcou. E observem que, de forma súbita, num dos últimos jogos da Série A de 2021, ele sofreu um apagão por queda de pressão.  

 

Gols 

 

O atacante Zé Roberto tem demonstrado rápido processo de integração no time do Ceará. Não cometam o equívoco de avaliá-lo apenas pelas conclusões. Analisem a sua participação coletiva, que é muito boa. Dos novos contratados, compreendo que o Zé tem sido um dos que logo se ajustaram ao que pretende o treinador Tiago Nunes.