Fortaleza além da imaginação

A Série A nacional afunila. No domingo, o Fortaleza enfrenta o Atlético no Mineirão. Após esse jogo, já saberá o grau das dificuldades posteriores, pois sabedor dos resultados dos concorrentes. Há divisão entre os que ainda acreditam na permanência tricolor na elite e os que jogaram a toalha, movidos pela descrença. No ar a incerteza. Diferente dos anos anteriores, onde brilhou a luz de antecipadas classificações, há agora a nebulosidade que assusta com previsão de chuvas e trovoadas. Do céu de brigadeiro das jornadas passadas, nada mais resta. Mas o bom piloto não se assusta. Comanda com serenidade a aeronave tanto nos ares calmos como nos tempos de tempestade. Talvez o leitor pergunte de que lado estou, entre os que ainda acreditam ou entre os que anteciparam o fim? Sei que a situação é difícil. Mas, conhecendo como conheço os feitos inacreditáveis da história do Leão, jamais admitiria eliminação precoce. Há a mística daquelas camisas. Há algo transcendental que ilumina o Leão nas horas em que tudo parece perdido. Por isso há uma frase que não raro repito: em verdade, em verdade, vos digo: o Fortaleza é além da imaginação. 

Não será o fim 
Chamo atenção para um detalhe: se o Fortaleza for rebaixado, não será o fim do mundo. Terá de levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. A Chapecoense foi rebaixada no ano passado, mas já está de volta para a Série A. Belo exemplo. Prefiro crer na permanência do Leão na elite. 

Na Série B 
Alguns times tradicionais não conseguiram subir para a Série A 2021. Seguem na B Cruzeiro, Vitória e Náutico. Pior a situação do Santa Cruz, uma das mais tradicionais equipes do futebol nordestino. O Santa permaneceu na Série C. E vai disputá-la pelo quarto ano consecutivo. Incrível. 

Estrutura 
O Fortaleza, pela história, tradição e atual estrutura, não é time de Série B. Ainda que venha a cair, tem meios para voltar logo à elite assim como à elite logo voltou a Chapecoense. Fico sem entender como Vitória e Náutico não subiram. Não há explicações para isso, haja vista a estrutura de ambos.