Do Castelão ao Pantanal, haja preocupação

Confira a Coluna desta sexta-feira (29)

Legenda: O Fortaleza entrou em campo na quinta-feira pela Copa do Brasil e já joga pela Série A no domingo
Foto: THIAGO GADELHA

O fim de semana será de muitos desafios para o futebol cearense. Na Série A, as maiores preocupações são com o Fortaleza. O Leão terá de iniciar a mais importante reação dos últimos tempos. Na berlinda, a capacidade de reabilitação tricolor diante dos variados obstáculos. Serão 19 jogos. O primeiro, na Arena Pantanal, diante do Cuiabá. O mesmo Cuiabá que, na estreia do Campeonato Brasileiro, ganhou do Fortaleza (0 x 1) no Castelão. A derrota foi uma espécie de aviso, dando conta de que algo errado já estava acontecendo no Pici. Pelo visto, aviso ignorado, pois o Fortaleza afundou, até chegar à lanterna.

Nada melhor que começar a reação, dando o troco exatamente no time que aqui o venceu. Com relação ao Ceará, o cenário é exatamente o contrário: quem terá de dar o troco é o Palmeiras, pois perdeu para o Vozão em plena Allianz Arena. Aliás, a meu juízo, foi a melhor apresentação do alvinegro. Engoliu o Palmeiras, na própria casa palmeirense, alcançando os três pontos iniciais. Depois tudo mudou: o Palmeiras somente subiu; o Vozão, oscilou. O Palmeiras assumiu a liderança; o Ceará visitou a zona de rebaixamento. Contraste nos caminhos. A diferença favorável ao Palmeiras é de 15 pontos.  

 

Encantamento 

 

Germán Cano, atacante do Fluminense, está numa fase exuberante. É aquela em que tudo dá certo para o artilheiro. Ele faz gol querendo e até sem querer faz. Os ventos todos sopram a favor. É uma fase iluminada, plena de encantamento. Claro que o bom momento do Fluminense também favorece o atacante. Cano está com 12 gols na Série A. 

 

Artilheiro 

 

Mendoza é o principal jogador do futebol cearense entre os artilheiros da Série A nacional. Ele marcou sete gols. Com ele, também com sete gols, estão Marcos Leonardo (Santos), Rony (Palmeiras), Luciano (São Paulo), Hulk (Atlético-MG), Erison (Botafogo), Gustavo Gómez (Palmeiras) e Terans (Athletico-PR).  

 

Incrível 

 

No Fortaleza, o principal artilheiro tricolor na Série A é Pikachu com quatro gols. Pikachu já foi embora para o futebol japonês. Depois de Pikachu, vem Moisés com três gols. No total, o Fortaleza marcou 15 gols. Germán Cano sozinho marcou 12 gols. Por aí já se vê a diferença. O Fortaleza é o time que mais finalizou no atual na Série A. Refiro-me à Série A. A Copa do Brasil é outra coisa.  

 

Sem explicação 

 

O futebol tem seus próprios caminhos. Não se admite, por exemplo, um clube rico como o Grêmio na segunda divisão nacional. O Corinthians, com toda grandeza e majestade, também já esteve na segunda divisão. Dá para explicar? Impossível. Quando as coisas tendem a dar errado, parece que até as forças do além trabalham contra.