Consolidação da esperança tricolor

Confira a Coluna de Tom Barros desta terça-feira (7)

Legenda: O volante Hércules marcou o gol da vitória leonina no Maracanã
Foto: Vinicius Palheta / Fortaleza EC

A espetacular vitória do Fortaleza sobre o Flamengo no Maracanã ainda repercute. Há muito o Leão de Aço, pela produção, já se fazia merecedor de resultados positivos. O futebol, porém, tem suas armadilhas. Não se concebe um time, com potencial elevado como Fortaleza, ocupar a última colocação. Teria, no mínimo, de figurar na faixa intermediária. Mas sair disso será questão de tempo. Há, porém, a necessidade de não perder o encanto adquirido no lendário estádio do Rio de Janeiro. Terá que dar sequência. Não pode deixar quebrar, com algum novo tropeço, o que sua alma, coração e vida construíram diante do time de maior torcida do Brasil.

A vitória sobre o Flamengo é plataforma para alavancar e trazer de volta ao presente o notável Fortaleza de 2021, altivo, vencedor, tenaz, confiante, incisivo, respeitado. Importante agora é concentrar as baterias no que vem. O Goiás é um time perigoso. Andou complicando a vida de alguns times grandes: ganhou do Santos, empatou com o poderoso Atlético-MG e empatou com o poderoso Palmeiras. E mais: perdeu para o Flamengo no Maracanã, mas deu trabalho. Então, já se sabe que derrotá-lo aqui na quinta-feira será tarefa delicada. Alerta dado.  

 

Atenção 

 

Alerta oportuno: cuidado com os gols tomados nos acréscimos. Geralmente são produtos da desatenção ou do cansaço. Amanhã o Ceará enfrentará o América-MG no Estádio Independência. O América, na atual Série A, está invicto no seu estádio. Mas, em casa, pela Libertadores, andou perdendo sim. Inclusive foi eliminado da maior competição das Américas. 

 

Conhecidos 

 

No América estão velhos conhecidos. O goleiro Jailson jogou no Ceará em 2013. O atacante Felipe Azevedo jogou no Ceará em 2011. O atacante Wellington Paulista, goleador nato, passou várias temporadas no Fortaleza, onde atuou até 2021. Quem está lá também é o meia Juninho, que jogou pelo Fortaleza e pelo Ceará, mas não é titular. O técnico é Vagner Mancini, ex-treinador do Ceará. 

 

Confiança 

 

O Ceará tem jogado bem fora de casa. Agora mesmo voltou invicto da temporada. Empatou com o Santos em Barueri. Ganhou do Independiente em Buenos Aires. Empatou com o São Paulo no Morumbi. O tropeço diante do Coritiba no Castelão serve de alerta geral. Ganhar de time médio passou a ser obrigação, pelo menos para os que pensam nas competições internacionais. 

 

Automobilismo em alta 

 

No fim de semana houve a 1ª etapa da Copa Norte-Nordeste de Arrancada, da qual participaram pilotos do Ceará, São Paulo, Piauí e Rio Grande do Norte. Um sucesso. Em julho, haverá a 2ª prova do Campeonato Cearense de Automobilismo. O presidente da FCA, piloto Lutiane Dantas, com a nova dinâmica, trouxe de volta ao Autódromo Virgílio Távora as emoções e o público. Show. Parabéns.