Ceará de olho na pré-Libertadores

Será ousadia demais do Vozão pensar na mais importante disputa internacional das Américas? Não. Entendo que tem todo o direito de pensar alto, mas sem fugir da realidade, sem gerar falsas ilusões. São duas vagas. No momento a segunda vaga está com o Palmeiras (47 pontos). O Ceará tem 39 pontos. Faltam nove rodadas. A diferença ainda é significativa. Entretanto, nas atuais condições, tudo é possível. Até os líderes estão vacilando. Se trabalhar com extremo cuidado, o Ceará pode chegar à pré-Libertadores, embora saiba que ainda é íngreme o caminho. Ter objetivos maiores é que eleva o homem. Tira-o da acomodação. Remete a sonhos realizáveis. Não faz muito, quando os dirigentes do futebol cearense só pensavam na segunda divisão, dela não saíam. E pareciam eternamente satisfeitos. E achavam que ali era o lugar do futebol cearense. Quando, porém, tiveram a coragem de voos de águia, encontraram a infinitude dos céus para subir. O Fortaleza esteve na Sul-Americana. O Ceará, no cenário presente, está na Sul-Americana, mas pode e deve mesmo abraçar ideais superiores. Tenta chegar. Há alguns anos, quem poderia imaginar vitórias do Ceará sobre o Flamengo no Maracanã?

Paredão

Vina foi eleito o melhor do jogo no Maracanã. Fez um gol no primeiro tempo e teve participação na construção do gol de Kelvyn, que estabeleceu a vitória (0 x 2) sobre o Flamengo. Mas faço uma menção especial ao zagueiro Tiago Pagnussat. Foi um gigante. Intransponível. Show.

Preocupação

A situação do Fortaleza está muito delicada. O Sport estava atrás. Passou. O Vasco estava atrás. Passou. Agora atrás está o Bahia. O Fortaleza enfrentará o Inter no Beira-Rio. O Bahia em casa na Fonte Nova recebe o Corinthians. O Bahia tem uma vitória a mais. Leão apertado mesmo.

Mais difícil

Na próxima rodada quem pega adversário mais difícil, o Fortaleza ou o Bahia? Teoricamente, o Fortaleza. Além disso, o Leão joga fora de casa. E mais: o Inter a três pontos para alcançar o líder, São Paulo. Nestas circunstâncias, até mesmo um empate pode ser bom negócio para o Fortaleza.

Há coisas no futebol que ninguém consegue explicar. O Fortaleza segurou o Flamengo (quarto colocado) e segurou o Grêmio (quinto colocado), dois dos melhores times do Brasil e que estão nas primeiras colocações.

Aí, o Leão sofreu uma derrota exatamente para o Sport Recife que, com todo respeito, formou uma equipe muito fraca na Série A do Brasileiro, distante mesmo das grandes equipes que o Leão da Ilha já teve na mesma competição.