As pretensões do Fortaleza na Copa Libertadores

Legenda: O volante Hércules fez o gol da vitória do Fortaleza contra o Alianza Lima pela Libertadores
Foto: Thiago Gadelha

Após a vitória sobre o Alianza de Lima, o Leão entrou na briga. Sim, mas que briga? Bom, primeiro por uma vaga para prosseguir na competição. Pronto. Se não conseguir, lutará pela terceira vaga, que garante presença nas oitavas da Sul-Americana. Há os que não mais acreditam na permanência tricolor na Copa Libertadores. São os que já enrolaram a bandeira. Esses se dizem realistas. São componentes de um segmento que entende apenas possível a terceira posição. E olhe lá! Prefiro acreditar nas proezas tricolores. Sei que, pelas disposições atuais, é muito difícil o Leão ficar entre os dois primeiros de seu grupo na Libertadores. Mas não é impossível. O Colo-Colo não é um time do outro mundo. No segundo tempo do jogo no Castelão, o Fortaleza assumiu o controle e só não empatou porque a arbitragem não marcou um pênalti escandaloso. O River Plate é um time respeitado, mas não é melhor que Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG ou Internacional. Ora, na Série A o Fortaleza tem enfrentado os grandes times brasileiros. Então não há assombro nisso. Antigamente, os argentinos eram olhados com espanto. Hoje os argentinos estão no Fortaleza: Vojvoda, Romero e Depietri. 

 

Entendimento 

 

Creio que mês fiz entender. Não estou dizendo que é fácil o Fortaleza chegar em segundo lugar no seu grupo da Libertadores. Respeito os que se dizem realistas, ou seja, os que entendem que River e Colo-Colo vão avançar. Tudo bem. Cada cabeça, uma sentença. Os realistas esquecem que no futebol nem sempre a lógica permanece. Futebol não é ciência exata.  

 

Lamento 

 

Fernando Sobral, o homem dos quatro pulmões. Jogou tanta bola no ano passado que cheguei a defender sua convocação para a Seleção Brasileira. Motivo simples: não via ninguém desarmando tanto, marcando tanto, correndo tanto, quanto Sobral. Só não foi convocado porque o técnico Tite só olha para a Europa. Agora Sobral sofre séria contusão. Lamento mesmo.  

 

Posição 

 

Pouco a pouco, Silvio Romero vai ocupando os espaços na linha de frente do Fortaleza. Demorou um pouco, mas os gols que vem marcando já justificam a confiança que nele foi depositada pelo alto comando tricolor. A afirmação definitiva, porém, ainda está a exigir uma sequência de apresentações convincentes. Mas ele está no caminho certo. 

 

Na dele 

 

Por falar em posição, que jogador versátil, excelente, é Yago Pikachu. A propósito, ele é lateral-direito, ala, volante, meio-campista, centroavante? Pelo que vem fazendo, ele é um pouco ou muito de cada uma dessas posições. Goleador de ótima qualidade. Joga bem em todas as posições. Não duvidem se algum dia ele substituir com competência o goleiro Max Walef.