As dificuldades que o Ceará enfrentará a partir de sábado próximo não devem ser vistas como um todo, mas fatiadas, cada uma a seu tempo. O Criciúma, primeiro obstáculo, foi derrotado (2 x 0) pelo Bragantino em Bragança Paulista na rodada passada. O Criciúma faz campanha modesta. Ocupa o 15º lugar, com 36 pontos, dez pontos a mais que o Ceará. O Criciúma vem de três seguidos tropeços em casa: empatou com o Paraná e perdeu para o Luverdense (0 x 1) e para o Vitória (2 x 3). Portanto, taí a prova de que é vulnerável, mesmo atuando nos seus domínios, o Estádio Heriberto Hülse. Assim há boas possibilidades de vitória do Ceará, desde que não repita a confusa produção de seu jogo na derrota para o Luverdense (0 x 1), quando também tomou humilhante olé.
Incógnita
Não tenho a menor ideia de como o técnico Lisca montará o time alvinegro, visando a tirá-lo do torpor em que se encontra. Torpor que gerou um hiato até no brilhante futebol de Ricardinho, maestro do time há bastante tempo. Daí impossível a previsão sobre o que poderá apresentar o Ceará. Verdadeiramente uma incógnita.
Decisão
Passada a Seleção Brasileira, concentração total na decisão Fortaleza x Grêmio Brasil. Segundo fonte tricolor, só na venda antecipada de ingressos o resultado ontem já era muito superior aos 38.970 pagantes de Brasil 3 x 1 Venezuela. Mesmo com o insucesso em Pelotas, há previsão de mais de 60 mil torcedores no Castelão.
Portões abertos
Domingo próximo, dia 18, a partir de 9 da manhã, a aviação militar, civil e desportiva tem encontro na Base Aérea de Fortaleza (Semana da Asa). Aberto ao público. Entrada grátis. Exposição de aviões, carros militares antigos e motos. Lançamento de paraquedistas, apresentação de aeromodelos. Banda de rock anos 80. E encerrando o evento show especial do querido piloto e sanfoneiro Waldonys. Doe 1k de alimento não perecível.
Finalização
Recado direto a Daniel Sobralense, Lúcio Maranhão, Everton e Maranhão: agora, no jogo final, erro de finalização e eliminação são a mesma coisa. Nunca como agora o Fortaleza precisou tanto de acerto nas conclusões. Creio que colocar Pio para tiros de longa distância, de fora da área, é uma opção a mais de gol.
Doação
Notei em Pelotas o esforço, a aplicação e a vontade dos jogadores do Fortaleza. Mas entendo que eles poderão oferecer muito mais de luta, de doação, de sacrifício, até à exaustão. Corrêa, a quem sempre atribui natural liderança, precisa ser o comandante em campo. E será necessário comandar mais, conclamar mais. Penso assim.
Velho/novo PV
Quando os jogadores da seleção brasileira, nesta passagem por Fortaleza, elogiaram as condições do Estádio Presidente Vargas, logo lembrei do hoje vereador Evaldo Lima. Quando secretário de Esportes, foi ele que tocou com dedicação, competência e esmero a obra de reforma daquela praça esportiva. Deixou o PV moderno, nível internacional. Que bom!
Reviravoltas.
A Argentina, vice na Copa 2014 no Brasil, só ficou atrás da poderosa Alemanha. Na atua eliminatória, a Argentina de Tevez, Lavezzi e Di Maria perdeu (0 x 2) na estreia para o Equador em Buenos Aires e só empatou (0 x 0) com o Paraguai em Assunção. A Argentina não marcou sequer um gol. A Holanda, terceira colocada na Copa do Mundo 2014 no Brasil, está fora da Eurocopa. A Holanda, dos famosos Sneijder e Robben, chegou a perder duas vezes para a surpreendente e modesta Islândia. Pelo visto, a crise de qualidade não é só na Canarinho.
Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros